• Vakinha
    Vakinha
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

Manutenção, manutenção e manutenção! Assim previnem-se acidentes em caldeiras

Às vezes, recebo críticas porque escrevo sobre um tema técnico sem ser graduada em, por exemplo, engenharia de segurança do trabalho ou medicina do trabalho. Acham os críticos que não posso ter opinião sobre os temas de SST. Sei não, como estou sempre pautada na busca por fontes confiáveis, vou em frente, traduzindo o tecnicismo inerente à área, aos leitores que são trabalhadores e empregadores que devem ter informação clara sobre prevenção aos riscos ocupacionais.

Então, vamos lá, escrever sobre acidentes com caldeiras em indústrias. Segundo a NR 13, as caldeiras são equipamentos destinados a produzir e acumular vapor sobre pressão superior à atmosférica, usando qualquer fonte de energia. Os equipamentos devem seguir as normas técnicas e adaptadas aos requisitos de operação, segundo o tipo de combustível e ajuste de água, transmutada em energia pelo vapor.

Os dispositivos de segurança instalados no gerador de vapor são procedimentos necessários para evitar acidentes, que podem causar tanto danos à integridade física do trabalhador como gerar prejuízos à indústria. Os principais riscos do gerador de vapor concentram-se na manutenção e operação da caldeira. A referência para a prevenção do sistema deve ser seguida pela NR 13. A depender da categoria da caldeira, esta deve passar por inspeção anual ou bianual. A norma também estabelece qual o esquema de instalação do equipamento e seus periféricos. A chance de falhas do gerador de vapor está relacionada ao tempo de uso e das inspeções, que são oportunidades de correções. Com uma estimativa de uso por 50 anos, a caldeira deve, a partir desse tempo, sofrer uma reforma integral à garantia de sua integridade. A preocupação com o desempenho da caldeira ao longo do tempo deve ser uma constante. Há uma ocorrência comum na estrutura da caldeira conhecida como “craking por estresse”. O fenômeno ocorre quando sua estrutura sofre dilatações inesperadas, produzindo micro fissuras nas tubulações, o que poderá provocar rompimento e parada do equipamento.

Também se faz indispensável o correto tratamento de água para não provocar corrosão em seu interior, bem como o superaquecimento de tubulações. Sem dúvida nenhuma, para a boa gestão dos riscos em caldeiras, os técnicos e operadores devem corrigir os danos que surgem ao longo do tempo, seguindo as inspeções obrigatórias. Observar as recomendações do fabricante também é uma forma de reduzir os riscos relacionados à operação de geradores de vapor.

Com a introdução de sistemas de controles informatizados, criaram-se melhores condições de confiabilidade no sistema, o que não quer dizer que resulte em melhora operacional. Em sistemas de caldeiras, são as rotinas de manutenção preventiva e periódica que fazem a diferença. Além da conservação, o treinamento de pessoal da operação é mais do que necessário. Pronto, escrevi!

Por Emily Sobral

5 Comentários

  1. Walter

    Bacana levantar novamente este tema Emily! Alguns pontos é que devem ser feitas inspeções por dois profissionais legalmente habilitados. Engenheiro mecânico ou naval. Embora eu seja engenheiro mecânico, não tenho conhecimentos plenos para aplicar na inspeção de uma caldeira. Então recomendo a colegas que tem grande experiência. Ou seja, não é por que tenho habilitação para tal, que devo fazê-lo. Sobre as manutenções, ainda recentemente fiz laudos de vasos de pressão, e fazem 4 anos que o cliente sequer fez a manutenção solicitada. Desta vez tive de realmente exigir a manutenção de forma mais dura. Pois nem sequer gastar míseros R$ 50,00 (Manômetro e válvula de segurança) a empresa quis. Portanto, Manutenção, manutenção e mais manutenção.

  2. murilo

    pois é quem dera na empresa onde trabalho desse manutencao pois a caldeira em que estou trabalhando ela esta toda isolada os tubos e o tubulao e nas saida de descarga da barriga da caldeira tem uma capela onde as sujeiras que esta que nem cascalho nem entra esta toda isolada mesmo

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.