• Extingue
    Extingue
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

Manutenção com segurança e sem tragédia

Emily Sobral Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Manutenção de máquinas com segurança (Foto Pixabay)

Por segurança, além de manter a preservação de máquinas em dia, as indústrias precisam reconhecer que nessa etapa há riscos de acidentes fatais. Quando leio notícias sobre um funcionário morto tragicamente dentro de uma máquina executando sua manutenção, pois esta foi ligada repentinamente, fico chocada. Ora, ele foi fazer o trabalho de manter o equipamento funcionando adequadamente, inclusive para não causar nenhum acidente com quem o opera, mas termina sendo ele sua primeira vítima.

Afinal, como explicar aos familiares essa tragédia,? Veja bem, não sou engenheira mecânica, mas como jornalista que cobre diariamente o setor de SST, preciso abordar a prevenção, pois Prevenir Sempre Pod (rsrsrs), contra os riscos da manutenção de máquinas. Primeiramente, há requisitos básicos para prevenir acidentes durante a manutenção desses equipamentos industriais. Seguem algumas dicas:

Antes de se encostar nos equipamentos industriais, desligue-os da tomada e, se possível, isole e descarregue todas as outras fontes de energia do local. Se não puder ser feito por algum motivo, a manutenção deve ser realizada com o modo de inspeção e manutenção dos equipamentos acionados, garantindo a segurança das pessoas envolvidas com o manuseio e manutenção das máquinas.

As máquinas também devem ser afastadas por meio de enclausuramento, para que haja mais segurança, pois evita o contato físico e auditivo do técnico com os equipamentos industriais. Deve-se manter o bloqueio mecânico dos dispositivos de energia, que protegem da reenergização durante o processo de manutenção das máquinas e, não menos importante, é colocar a sinalização de segurança, com cores, sinais luminosos ou sonoros. Os avisos indicam a iminência de um acontecimento mais perigoso e que pode ocasionar uma série de fatores de riscos durante os procedimentos de manutenção.

CLIQUE NO PLAY DO THUMBNAIL ABAIXO E OUÇA O TERCEIRO EPISÓDIO DA # 3 SÉRIE DE SEGURANÇA DOS PÉS

Agora você pode ler este post também na PATISEG, portal digital de prevenção de acidentes de trabalho, incêndio e segurança eletrônica.

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.