• Vakinha
    Vakinha
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

Mais uma mudança no eSocial graças ao Covid-19

Emily Sobral Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

eSocial adiado por causa da Covid-19 (Foto Pixabay)

A criação e o processo de implantação do eSocial foram cantados em verso e prosa, se é que me entendem. Ao longo de seis anos, centenas de consultorias de Recursos Humanos e Segurança do Trabalho promoveram cursos e treinamentos para que os profissionais responsáveis soubessem utilizar o sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas, criado em 2014. Trata-se de um sistema do governo para unificar o envio das informações, inclusive aquelas relativas à gestão de saúde e segurança do trabalho. Eis a última do eSocial: como vinha sendo implantado em etapas, o Governo Federal confirmou o adiamento das próximas fases de obrigatoriedade do uso do sistema. As empresas que fazem parte do 3º grupo de obrigados (empregador optante pelo Simples Nacional, produtor rural PF, entidades sem fins lucrativos e empregador pessoa física – exceto doméstico) iniciariam o envio de informações sobre folhas de pagamento a partir de setembro deste ano, não precisam mais fornecê-las. Qual a justificativa dada pelos responsáveis? O famigerado ‘virus chinês’ que realmente colocou o planeta de pernas para o ar. No entanto, a transmissão dos dados ao eSocial continua sem alteração para os empregadores já obrigados, de acordo com as fases em que se encontram. Também está valendo aos empregadores domésticos.

 CLIQUE NO PLAY DO THUMBNAIL ABAIXO E OUÇA O PROGRAMA ‘RESPIRAR SEM ERRAR’ COM O TRIO EMILY SOBRAL, DOROTHEA PIRATININGA E EDUARDO ELIAS. 

Agora você pode ler este post também na PATISEG, portal digital de prevenção de acidentes de trabalho, incêndio e segurança eletrônica.</a

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.