• Vakinha
    Vakinha
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

Mais Portarias para proteger os trabalhadores do Covid-19

Emily Sobral Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Proteção às diversas categorias profissionais (Foto Pixabay)

As 36 normas regulamentadoras de segurança do trabalho mostram que, no Brasil, o setor conta com bastante regulamentação. Mas, como se sabe, aqui também é onde as leis ‘pegam’ ou ‘não pegam’. De todo modo, o grau de profissionalismo visando à prevenção contra doença e acidentes do trabalho já atingiu uma boa maturidade. E quando o País se encontra, juntamente com o mundo todo, debaixo de uma pandemia, será que vale a pena regular os procedimentos de segurança voltados aos ambientes laborais como um todo?

Veja bem, em março, a Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) publicou um Ofício circular SEI nº 1162/2020/ME, que apresentava orientações gerais aos trabalhadores e empregadores do setor de frigoríficos em razão da pandemia da Covid-19. Mais recentemente, nova Portaria da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia estabeleceu medidas a serem observadas visando à prevenção, controle e mitigação dos riscos de transmissão da Covid-19 nos ambientes de trabalho. Essas medidas devem ser adotadas por empresas públicas e privadas, e tentam preservar a segurança e a saúde dos trabalhadores, os empregos e a atividade econômica.

No documento, destacam-se itens sobre a conduta em relação aos casos suspeitos e confirmados da Covid-19; higiene das mãos e etiqueta respiratória; distanciamento social; higiene, ventilação, limpeza e desinfecção dos ambientes; trabalhadores do grupo de risco; EPIs e outros equipamentos de proteção; refeitórios; vestiários; transporte de trabalhadores fornecido pela organização; Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) e Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA); e, medidas para retomada das atividades.

CLIQUE NO PLAY DO THUMBNAIL ABAIXO E OUÇA O PROGRAMA “DIRETO À POLÊMICA”, COM FÁBIO ARRUDA, COORDENADOR DE SSMA DA VALE, QUE FALA SOBRE O ‘NOVO NORMAL’ EM SST.

Agora você pode ler este post também na PATISEG, portal digital de prevenção de acidentes de trabalho, incêndio e segurança eletrônica.

Um Comentário

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.