• Vakinha
    Vakinha
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

Livro sobre toxicologia ocupacional fornece conteúdo de qualidade sobre o tema

Emily Sobral Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Capa (Foto: Fundacentro)

Este ano não será apenas de notícias ruins, por causa desta maldita pandemia do Covid-19.

Há fatos relevantes já acontecendo em terras nacionais, especialmente em segurança do trabalho, que acrescentam conhecimento e prevenção. Por exemplo, o recém-lançamento do livro do médico toxicologista e pesquisador da Fundacentro, José Tarcísio Penteado Buschinelli, cujo título é Toxicologia Ocupacional. Essa é uma boa nova.

Na introdução da obra, o autor define a toxicologia, que transcrevo neste post: “a toxicologia estuda os efeitos danosos de substâncias químicas nos organismos vivos com vistas à prevenção e, em caso de falha, ao tratamento dos afetados. A questão, porém, é que não há substâncias químicas com ou sem efeitos danosos, mas sim doses com potencial nocivo – dose, neste contexto, entendida como aquela interna, ou seja, a quantidade de substância efetivamente absorvida pelo organismo a ponto de poder afetá-lo.

A Toxicologia Ocupacional é eminentemente preventiva, sendo-lhe fundamental a correta avaliação do risco a que o trabalhador está exposto. Para isso, o primeiro passo é a informação qualitativa: qual(is) substância(s) está(ão) sendo utilizada(s) ou gerada(s) no processo”, escreve o médico. Portanto, em 628 páginas, o pesquisador expõe toda sua experiência sobre o tema, apresentando o diferencial, por trazer didaticamente os conceitos de química básica, higiene do trabalho e toxicologia.

Ou seja, o livro torna-se um verdadeiro manual para auxiliar os profissionais de segurança do trabalho.

CLIQUE NO PLAY DO THUMBNAIL ABAIXO E OUÇA O PROGRAMA “PAPO-FURADO – MÁSCARAS NAS RUAS”. EMILY SOBRAL E DOROTHEA PIRATININGA CONVERSAM SOBRE OS DIVERSOS TIPOS DE MÁSCARAS DE PROTEÇÃO, ESPECIALMENTE EM ÉPOCA DE PANDEMIA 


Agora você pode ler este post também na PATISEG, portal digital de prevenção de acidentes de trabalho, incêndio e segurança eletrônica.

Um Comentário

  1. celia wada

    ADOREI A COLOCAÇÃO EXATA: A CHINA QUEBROU NOSSAS PERNAS E AGORA ESTÁ VENDENDO AS MULETAS……..só você mesmo Emily!!!!!!!!!!
    bjsssssss

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.