• Extingue
    Extingue
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

Livro inédito ensina como calcular o guarda-corpo e rodapé contra queda de altura

Emily Sobral Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Guarda-corpo: proteção coletiva (Foto divulgação Ministério do Trabalho DRT/SP)

As normas regulamentadoras (NR) de segurança do trabalho estão sempre sendo atualizadas e ampliadas pela equipe tripartite (representante de patrões, trabalhadores e governo), para que as empresas possam cumpri-las de acordo com os requisitos técnicos. Entretanto, quando há alguma omissão no texto das NRs, os profissionais do setor de segurança do trabalho apressam-se em sanar essas lacunas. Foi por isso que a Fundacentro, SESI e Sinduscon elaboraram uma publicação técnica, trazendo a metodologia para dimensionar guarda-corpo e rodapé. Esse tema, inserido na NR-18, que trata das condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção civil, não traz uma padronização específica, deixando os critérios de dimensionamento e fixação a cargo de construtoras e profissionais envolvidos, o que uniu as instituições para produzir a publicação.

Em geral, os guarda-corpos são improvisados, de baixa qualidade, levando à ocorrência de acidentes graves e fatais, afastamento do trabalho, embargos nas obras e o comprometimento da imagem da empresa. O guarda-corpo, como uma proteção coletiva contra quedas de altura, é essencial para a segurança da obra. Os modelos definidos pelos autores orientam os cálculos, a fabricação e a forma de instalação, mantendo facilidade de fixação, movimentação e retirada após a etapa da obra concluída.

Outro aspecto importante do trabalho foi se os guarda-corpos propostos facilitariam ou dificultariam as atividades desenvolvidas pelos empregados. Tudo foi planejado, como a aprovação dos projetos com a contratação de uma empresa metalúrgica para a construção dos protótipos dos modelos, muitos dos quais eram ensaiados em laboratórios, enquanto outros, ensaiados em canteiros de obras.

Agora você pode ler este post também na PATISEG, portal digital de prevenção de acidentes de trabalho, incêndio e segurança eletrônica.

Um Comentário

  1. Gerson Marchetti

    Desde que conheci seu blog acesso praticamente todos os dias. análises objetivas e independente, sempre para informar e conscientizar. parabéns!

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.