• Vakinha
    Vakinha
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

Live sobre nova NR 18: esclarecedora para todos que atuam em SST

Emily Sobral Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Live sobre NR 18 contou com grande participação dos internautas (Foto: Sinduscon-SP)

O aperfeiçoamento da norma regulamentadora (NR) 18, que trata sobre as condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção, que foi revisada pelo grupo tripartite, e entrará em vigor no primeiro trimestre de 2021, foi tema de live no You Tube, na internet, na semana passada. O evento foi promovido pelo SindusCon-SP e Seconci-SP (Serviço Social da Construção), com a presença de diversos profissionais do setor da engenharia. “Mais enxuta, objetiva e que descreve o que fazer, e não como deve ser feito”, salientou Haruo Ishikawa, vice-presidente de Relações Capital-Trabalho do SindusCon-SP e presidente do Seconci-SP, durante a live.

Segundo Odair Senra, presidente do SindusCon-SP, a introdução dos protocolos sanitários nos canteiros de obras foi facilitada devido a que os trabalhadores já estavam acostumados a seguir as normas de saúde e segurança do trabalho. “Isso foi decisivo para que 90% das obras prosseguissem durante a pandemia da Covid-19”, disse. O auditor Antonio Pereira do Nascimento, que também participou da live expôs as novas exigências da área de vivência, contêineres, banheiros e vasos sanitários.

Também as instalações elétricas temporárias precisarão ser executadas com a mesma preocupação de uma instalação definitiva e protegidas contra raios. As mudanças na segurança em escavações, nas medidas de proteção contra quedas, nas regras para gruas, na ancoragem para manutenção futura e na capacitação em SST também foram destacadas durante sua fala. Já Gianfranco Pampalon, consultor de SST, falou sobre a exigência do PGR (Programa de Gestão de Riscos) por obra, sob responsabilidade da contratante, e atualizado a cada fase da obra. O fato de a nova NR 18 ter se tornado mais objetiva e sem prejuízo para a segurança dos empregados também foi destaque de José Bassili, gerente de Segurança Ocupacional do Seconci-SP.

CLIQUE NO PLAY DO THUMBNAIL ABAIXO E OUÇA O PROGRAMA “O ESPECIALISTA”, COM EDUARDO ELIAS, QUE DÁ UMA AULA SOBRE DETECÇÃO DE GASES.

Agora você pode ler este post também na PATISEG, portal digital de prevenção de acidentes de trabalho, incêndio e segurança eletrônica.

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.