• Vakinha
    Vakinha
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

Leilão do pré-sal e prevenção em plataformas de petróleo

Emily Sobral Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Prevenção contra os riscos em plataformas de petróleo (Foto Pixabay)

A notícia boa deste mês foi sobre as licitações promovidas pelo governo para os campos de petróleo, envolvendo vários blocos nas bacias marítimas, e relacionadas ao pré-sal. Para o Brasil sair do buraco é preciso investimento e emprego. O lengalenga de que “o Petróleo é Nosso” é coisa de mentes retrógradas e ideológicas. Eu mesma gritava isso na faculdade, no início da década de 80. Em 90, trabalhei numa grande empreiteira que prestava serviços de perfuração em poços de petróleo em águas profundas. Evidentemente, o serviço é de risco, mas seus empregados eram bem treinados e qualificados. Agora, que o pré-sal vai produzir muito petróleo (se Deus quiser!), a segurança dos trabalhadores desse setor precisa ser prioridade zero das empresas que arrecadaram os blocos no leilão, não é mesmo? Inclusive, a nova Norma Regulamentadora voltada às plataformas de petróleo traz atualizações que devem aperfeiçoar gestão de SST nas plataformas ou navios.

A NR 37, de Segurança e Saúde no Trabalho em Plataformas de Petróleo, regulamenta de forma mais específica e que, anteriormente, era contemplado no Anexo 2 da NR 30 (Segurança e Saúde no Trabalho Aquaviário). A NR 37 aborda ainda a proteção contra radiações ionizantes e as questões de segurança e saúde a serem observadas em instalações desabitadas. O item que trata da atenção à saúde na plataforma definiu a necessidade de SESMTs em terra e a bordo das embarcações e criou a CIPLAT (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes em Plataformas). A NR 37 entrará em vigor em dezembro deste ano.

Vida com segurança aos petroleiros!

CLIQUE NO PLAY DO THUMBNAIL ABAIXO E OUÇA O PRIMEIRO EPISÓDIO DO PROGRAMA DE PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA, SEXTO DA SÉRIE PREVENIR SEMPRE POD

CLIQUE NO PLAY DO THUMBNAIL ABAIXO E OUÇA O PROGRAMA DIRETO À POLÊMICA em sst, NOVO PROGRAMA DE ENTREVISTA DO PREVENIR SEMPRE POD. EU ENTREVISTO EDUARDO ELIAS SOBRE A QUEDA DO CERTIFICADO DE APROVAÇÃO (CA) 

Agora você pode ler este post também na PATISEG, portal digital de prevenção de acidentes de trabalho, incêndio e segurança eletrônica.

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.