• Vakinha
    Vakinha
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

Jardineiro, use a roçadeira com segurança

Por Emily Sobral

Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Cuidado no uso da roçadeira

Enquanto escrevo na redação escuto o jardineiro aparando a grama do condomínio.  Por causa do incômodo que o barulho do cortador de grama faz, costumo levantar para observá-lo pela janela. Não ousaria reclamar do ruído do motor, pois sei que o funcionário está cumprindo com suas tarefas laborais. Implicância tem limite, não é? Mas nessas observâncias, percebi que a máquina, utilizada em atividades de jardinagens e na agricultura, é uma ferramenta de trabalho que requer conhecimento de uso. E mais, oferece riscos ao operador. Eis, então, que resolvi escrever um post sobre a segurança na utilização da roçadeira, por causa da alta rotação do conjunto de corte.

Inicialmente, lembro que apenas pessoas treinadas para o manuseio desse equipamento devem operá-lo. Como conheço jardineiro sem juízo, faço um alerta explícito: não se deve trabalhar com a roçadeira após ingerir bebidas alcoólicas ou drogas que prejudicam a capacidade de reação.

O equipamento é para cortar relva, grama, brenha, arbustos e semelhantes, segundo a ferramenta de corte que está acoplada. Não invente moda no jardim. Para reduzir o perigo de acidentes, deve-se evitar o contato da lâmina com pedras e corpos metálicos. Afiar sempre a lâmina de três pontas, ao perceber que está sem fio, conforme especificação do fabricante.  Não se deve alterar a máquina, pois isto também pode causar acidentes. Quanto à vestimenta, seja óbvio: use macacão e não terno e gravata. Entre os equipamentos de proteção individual (EPIs), destacam-se o capacete com viseira de proteção, luvas e botas. Outro item importante é o cinto de suporte, conforme combinações permitidas de ferramenta de corte, proteção, cabo e cinto de suporte.

Um risco significativo no trabalho com o roçador é a vibração, devido ao seu uso prolongado, pode levar a distúrbios de circulação sanguínea nas mãos, conhecido como ‘doença dos dedos brancos’. Para evitar esse tipo de problema, é recomendado fazer intervalos de descanso e alongamentos. Em caso de dores de braços e mãos, o trabalhador deve procurar um médico.

 

Um Comentário

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.