• Vakinha
    Vakinha
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

Janelas de alívio, dispositivo contra explosão

Por Emily Sobral

Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Indústrias com áreas classificadas precisam de equipamentos contra explosão (Foto Pixabay)
Painéis de alívio são dispositivos de proteção para ambientes com atmosferas explosivas (Foto ADIX)

Já há algum tempo passei a escrever sobre áreas classificadas. Semanalmente bato ponto sobre o risco das atmosferas explosivas em indústrias com processos inflamáveis, seja por causa de gás, vapor, poeira combustível ou fibra combustível. Quando uma determinada concentração de materiais combustíveis e oxigênio encontram uma fonte de ignição, ocorre uma explosão.

Aos poucos, os profissionais envolvidos com as atmosferas explosivas ou de engenharia de segurança do trabalho, público deste blog, reconhecem que busco dar visibilidade ao tema para que se crie uma consciência preventiva. Afinal, muita gente considera que eventos de incêndios e explosões só ocorrem em instalações da indústria petroquímica. O que não é real. Além dessas, as atmosferas explosivas estão presentes também em setores do agronegócio e alimentos, sucroalcooleiro, armazenamento de combustíveis e na indústria farmacêutica, entre outros.

Evidentemente, as plantas industriais com riscos de explosão precisam de medidas tecnicamente planejadas por responsáveis capacitados em áreas classificadas, para protegerem-se. São esses profissionais “Ex”, como são conhecidos, que devem realizar um estudo de classificações de áreas, para levantar as informações sobre as substâncias encontradas no ambiente. Só conhecendo os riscos é possível estabelecer quais os dispositivos adequados à prevenção. Portanto, quando inexistem acidentes nessas instalações é porque ações em prol da segurança foram tomadas.

Sem ter a pretensão de ensinar o pai-nosso ao vigário, o leitor-especialista, mas para colaborar com os profissionais não habilitados que atuam com segurança e áreas afins, cito hoje um dos equipamentos de proteção passiva contra explosão mais comuns: a ‘janela de alívio’. “Esse dispositivo é um método de proteção de explosão baseado na abertura de folhas finas instaladas sobre um recipiente ou equipamento, de modo que a onda de pressão e as chamas são dissipadas para uma zona segura”, explica Paulo Raña, engenheiro e representante da empresa espanhola ADIX, especializada na prevenção de explosões e proteção de pessoas e ativos.

O sistema funciona durante uma explosão, quando a pressão equivalente é de aproximadamente 10 barg (unidade de pressão). Essa pressão costuma ser superior ao que pode suportar a maioria das instalações. As janelas para alívio de explosão direcionam as chamas para o ambiente externo, garantindo que haja abertura total na operação durante a pressão de ruptura. “Além disso, esses painéis de alívio de pressão contam com certificação ATEX, de fácil instalação e manutenção”, conclui Raña.

 

3 Comentários

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.