• Vakinha
    Vakinha
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

Jaleco fora das instituições de saúde não pode. É tempo de prevenir doenças

Emily Sobral Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Jaleco só dentro do hospital (Foto Pixabay)

Em tempos de coronavírus, as medidas preventivas incluídas no dia a dia das pessoas são a base para conter a disseminação da doença. Já em ambientes como hospitais e laboratórios, há hábitos imprescindíveis contra a transmissão de bactérias e microrganismos, como não usar jalecos fora dessas instituições.

O uso dessa peça, considerada um equipamento de proteção individual (EPI), deve ser de uso exclusivo nos serviços de saúde, pois reduz o risco de o trabalhador contrair doenças por estarem expostos às bactérias. Um médico que não faz uso dessa conduta preventiva demonstra ser irresponsável, pois leva aos ambientes externos diversos tipos de elementos nocivos à sociedade, ampliando o grau de contaminação das doenças. O jaleco, que é privativo dos ambientes de assistência, também não deve ser utilizado em refeitórios dos hospitais.

No Brasil, há legislações específicas e normativas, que proíbem os profissionais da saúde de utilizarem jalecos e aventais com os quais trabalham fora do ambiente de atuação. E, obviamente, a Norma Regulamentadora n. 32, de segurança em serviços de saúde, determina que os trabalhadores não devem deixar o trabalho com os equipamentos de proteção individual e as vestimentas utilizadas em suas atividades laborais.

Os profissionais de saúde devem dar o exemplo de prevenção, abandonando o péssimo hábito de ir com o jaleco aos espaços públicos e não apropriados.

CLIQUE NO PLAY DO THUMBNAIL ABAIXO E OUÇA O PROGRAMA PAPO-FURADO, COM EMILY SOBRAL E DOROTHEA PIRATININGA. NESTE EPISÓDIO, O CORONAVÍRUS E O PPR SÃO TEMA DESSA CONVERSA IRÔNICA DESSA DUPLA SEM NOÇÃO, SÓ QUE NÃO.


Agora você pode ler este post também na PATISEG, portal digital de prevenção de acidentes de trabalho, incêndio e segurança eletrônica.

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.