• Vakinha
    Vakinha
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

ISO 45001, pela saúde e segurança do trabalho

Emily Sobral Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Ambiente de trabalho que segue as normas de SST: é o mínimo (Foto Pixabay)

Adotar um sistema de gestão de saúde e segurança no trabalho (SST) permite que uma empresa forneça locais de trabalho seguros e saudáveis, evitando lesões e problemas de saúde relacionados ao trabalho. Estou sendo óbvia? É claro que não, afinal, a falta de prevenção em ambientes laborais provoca mais de 700 mil acidentes de trabalho por ano no Brasil, além de levar a degenerações e incapacitações, nos casos mais graves.

Por isso, hoje vou lembrar a importância da Norma ISO 45001, que apresenta os requisitos de gestão para SST. A ISO 45001:2018 preconiza algumas normas. Ao seguir essas normas, podem-se entender os motivos de um acidente de trabalho, como minimizá-los ou evitá-los. Porque o mais importante, é criar uma cultura organizacional preventiva. A ISO 45001 visa à prevenção, além de orientar a metodologia da investigação do acidente.

Quando as empresas investigam os acidentes, elas são capazes de aprender com seus desvios e, a partir daí, criar uma cultura preventiva. Com a ISO 45001, as empresas conseguem fazer as devidas considerações quanto aos riscos dos serviços e ainda poderão produzir e desenvolver estratégias dentro do segmento de atuação. A ISO 45001 traz o foco no trabalhador, na segurança de seu trabalho e quais devem ser as prioridades.

Os fatores de segurança devem ser analisados dentro de um todo, para que seja fácil a compreensão de todos os trabalhadores durante a execução de suas tarefas. Um dos principais objetivos da ISO 45001 é preocupar-se em criar estruturas para proteger seus empregados de acidentes de trabalho, realizando uma boa gestão de saúde e segurança ocupacional. Além disso, as empresas precisam estar preparadas para saber o que fazer em caso de acidente de trabalho de seus funcionários, como deve ser feita a comunicação de acidente de trabalho. A ISO 45001 possibilita que todos esses trâmites sejam analisados e desenvolvidos com mais transparência.

CLIQUE NO PLAY DO THUMBNAIL ABAIXO E OUÇA O PRIMEIRO EPISÓDIO DE PROTEÇÃO SOLAR, QUINTO DA SÉRIE PREVENIR SEMPRE POD

Agora você pode ler este post também na PATISEG, portal digital de prevenção de acidentes de trabalho, incêndio e segurança eletrônica.

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.