• Vakinha
    Vakinha
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

Investigar não é punir

Emily Sobral Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Investigar acidente é melhorar processos (Foto Pixabay)

Há um tema em SST que, em especial, gosto muito de tratar. É a investigação de acidente de trabalho, que deve ser feita pela empresa sempre depois do ocorrido.

Pode-se dizer que essa busca por entender o acidente, feita por meio de ferramentas científicas, não se resume apenas em descobrir culpados. O mais importante é ter a chance de entender os fatores desencadeadores ou até cruciais para que o acidente tenha ocorrido. Só assim é possível criar medidas que possam evitar novas tragédias ocupacionais com características semelhantes.

A investigação precisa ter um responsável, capaz de coletar as informações, analisar e verificar as possibilidades acerca da situação que produziu o acidente. Por meio desse estudo, fica mais fácil concluir sobre fatores que representaram perigo sobre o acidente analisado.

A investigação do acidente ajuda a reduzir a existência de novos casos, com benefício à empresa e ao trabalhador acidentado.

CLIQUE NO PLAY DO THUMBNAIL ABAIXO E OUÇA O PROGRAMA SOBRE O ANEXO 3 DA NR 15, COM EMILY SOBRAL, DOROTHEA PIRATININGA E EDUARDO ELIAS. COMO SEMPRE, BOM HUMOR E INFORMAÇÃO DE SST COM QUALIDADE

Agora você pode ler este post também na PATISEG, portal digital de prevenção de acidentes de trabalho, incêndio e segurança eletrônica.

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.