• Extingue
    Extingue
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

Investigação de acidente de trabalho é essencial para eliminar os riscos ambientais

Emily Sobral Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

As causas da tragédia em Brumadinho devem ser bem investigadas (Foto Pixabay)

Espero que a sociedade fique de olhos bem abertos para acompanhar os desdobramentos do rompimento da barragem em Brumadinho, MG. Não é possível esquecer que 300 trabalhadores morreram, entre corpos encontrados e outros ainda por serem achados.

A atenção agora deve ficar por conta de uma investigação isenta e científica, que deve ser feita para desvendar as causas desse grave e devastador acidente de trabalho. Profissionais, peritos e auditores técnicos especializados devem formar a equipe que trabalhará nesse caso. A análise desse acidente será crucial para que se cheguem às medidas de controle adequadas, que se tronarão métodos para que novas tragédias não aconteçam no setor minerador.

À medida que a Vale anunciou a desativação de outras unidades da companhia que utilizava o mesmo método de alteamento a montante como era em Brumadinho, vê-se que a investigação do acidente já tomou um rumo técnico. É evidente que a apuração em Brumadinho não deve ser feita de forma acelerada, tão pouco aparente. Todos os elementos precisam ser avaliados tecnicamente. O principal objetivo da investigação de acidentes de trabalho é poder desenvolver um programa preventivo criado a partir de fatos reais que elimine os riscos existentes no ambiente laboral.

Agora você pode ler este post também na PATISEG, portal digital de prevenção de acidentes de trabalho, incêndio e segurança eletrônica.

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.