• Vakinha
    Vakinha
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

Incêndios em edificações ainda acontecem, meu povo!

Emily Sobral Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Há como prevenir incêndio em condomínio (Foto Pixabay)

Na semana passada três apartamentos do mesmo prédio, localizado em condomínio na Zona Oeste de São Paulo, pegaram fogo. O Corpo de Bombeiros enviou quinze viaturas até o local e, felizmente, extinguiu o fogo em todos os imóveis.

Segundo as primeiras análises dos bombeiros, uma das prováveis causas do incêndio pode ter sido devido à tubulação do ar-condicionado. Sabemos que incêndio é um tipo de tragédia assustadora e, em muitos casos, com vítimas fatais. Pode parecer que atualmente a única desgraça no País é o Covid-19, só que não.

Os incêndios residenciais são constantes, mas a imprensa somente divulga aqueles com características inusitadas, como esse relatado no início da matéria (três apartamentos do mesmo prédio). Assim, hoje vou dar algumas dicas de prevenção contra incêndios em condomínios.

Há dois aspectos que importam nesta questão: o primeiro diz respeito à prevenção e o segundo se refere à estrutura para minimizar os danos. A Brigada de Incêndio, grupo de pessoas treinadas, é essencial e faz parte de obrigação legal. São essas pessoas que estão aptas a tomarem as medidas práticas para debelar um princípio de incêndio, por exemplo. O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) é outro item obrigatório e extremamente relevante. Esse documento garante que um prédio segue as normas de segurança e conta com equipamentos de proteção e combate a incêndios. O AVCB deve estar exposto.

Quanto à estrutura de equipamentos, os mais conhecidos são extintores, hidrantes, placas, luminárias de sinalização, bem como as saídas de emergência. Outro aspecto importante para a prevenção é contar com o sistema elétrico e o sistema de proteção contra descargas atmosféricas em condições adequadas, executados por profissional habilitado. Não se pode esquecer que um dos grandes vilões de incêndios em edifícios é a sobrecarga na instalação elétrica.

CLIQUE NO PLAY DO THUMBNAIL ABAIXO E OUÇA O PROGRAMA ‘RESPIRAR SEM ERRAR’ COM O TRIO EMILY SOBRAL, DOROTHEA PIRATININGA E EDUARDO ELIAS. 

Agora você pode ler este post também na PATISEG, portal digital de prevenção de acidentes de trabalho, incêndio e segurança eletrônica.</a

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.