• Vakinha
    Vakinha
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

Há obrigações legais com o home office?

Emily Sobral Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Há regras a serem seguidos no home office, não é mesmo?

O planeta e as relações de trabalho mudaram por causa do vírus chinês? Espero que não, porque essa coisa de novo normal parece-me sem pé nem cabeça. Porém, admito que o home office, de fato, virou praticamente um padrão de trabalho em diversos setores, como o administrativo, por exemplo.  Mas, vamos lembrar que a atividade profissional realizada em casa não é sem regras. Ao contrário, segundo a CLT, o trabalho feito a distância segue os mesmos princípios do que é feito presencialmente.

No item de segurança do trabalho, parece mais difícil fazer a prevenção contra os riscos ao empregado que está em casa, mas o artigo 75-E da CLT detalha os aspectos a serem seguidos pelo empregador, que institui o modelo home office aos seus trabalhadores. O patrão deve orientar os empregados, de maneira expressa e clara, sobre as cautelas a tomar para evitar doenças e acidentes de trabalho. Além disso, é necessário que o trabalhador assine termo de responsabilidade comprometendo-se a seguir as instruções fornecidas pela empresa. As orientações abarcam pontos como mesas e cadeiras que precisam ser adaptadas ao trabalho. Há ainda recomendação de que o empregado levante a cada hora para fazer alongamentos. E a chefia pode fazer visitas virtuais, para conhecer o ambiente trabalho/casa, os riscos e passar orientações que previnam os infortúnios laborais.

Trabalhe em casa, mas o importante é não perder o emprego.

CLIQUE NO PLAY DO THUMBNAIL ABAIXO E OUÇA O PROGRAMA ‘RESPIRAR SEM ERRAR’ COM O TRIO EMILY SOBRAL, DOROTHEA PIRATININGA E EDUARDO ELIAS. 

Agora você pode ler este post também na PATISEG, portal digital de prevenção de acidentes de trabalho, incêndio e segurança eletrônica.</a

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.