• Vakinha
    Vakinha
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

Gestão de segurança do trabalho precisa de procedimentos, sem choro nem vela!

Emily Sobral Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Só há segurança quando procedimentos e normas são respeitados (Foto Pixabay)

Normas e procedimentos relacionados à saúde e segurança do trabalho são estabelecidos por meio da legislação trabalhista. Empregador e trabalhador que não gostam de seguir os métodos de prevenção aos riscos do ambiente laboral acabam por provocar infortúnios com prejuízos incalculáveis.

Em segurança do trabalho não há procedimento burocrático que seja colocado na categoria do desnecessário, o que há, por vezes, é resistência, arrogância ou até ingenuidade. As empresas precisam criar estratégias eficientes para que os procedimentos de saúde e segurança do trabalho sejam assimilados e praticados no dia a dia das atividades produtivas.  O objetivo maior é assegurar a aplicação da legislação vigente sobre Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho para manter, permanentemente, a integridade física de todos os trabalhadores lotados nas empresas. Entre os procedimentos a serem cumpridos pelas empresas e trabalhadores, seleciono os mais relevantes, como manter em dia o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO), observar o Certificado de Aprovação dos equipamentos de proteção individual, em caso de acidentes, informar os órgãos competentes por meio do Comunicado de Acidente de Trabalho (CAT), eleger os membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), projetar os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC), entregar os Equipamento de Proteção Individual (EPI), desenvolver o Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT), Programa das Condições do Meio Ambiente de Trabalho da Construção Civil PCMAT e Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional PCMSO, entre outros.

CLIQUE NO PLAY DO THUMBNAIL ABAIXO E OUÇA O PRIMEIRO EPISÓDIO DE PROTEÇÃO SOLAR, QUINTO DA SÉRIE PREVENIR SEMPRE POD

Agora você pode ler este post também na PATISEG, portal digital de prevenção de acidentes de trabalho, incêndio e segurança eletrônica.

Um Comentário

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.