Emily Sobral Twitter: @EmilySobral Periscope: @emiliasobral61


O Carnaval já chegou no Brasil. Na Bahia, quando não é Carnaval, tem ensaio para a festa. Agora, em todos os Estados, antes da data oficial do Carnaval, uma semana antes, já tem desfile ‘abrindo’ o Carnaval.
Resumindo, tem Carnaval o ano inteiro. Está certo, estou exagerando, pois a festa mais brasileira do planeta, em 2020, cai na terça-feira, 25, mas, na maioria dos lugares, a festa começa mesmo, oficialmente, na sexta, 21 de fevereiro. E o que este blog tem a ver com isso, já que nosso interesse é a segurança do trabalho? Preocupo-me com uma categoria que trabalha muito e corre mais riscos nesse período: os garis. As prefeituras dependem desses profissionais para manter, durante essa época, as cidades minimamente limpas para os foliões. As equipes de limpeza urbana recolhem milhares de toneladas de resíduos, sendo que uma grande parte é de recicláveis. E ainda uma boa parcela é de vidros, objetos que podem ferir os garis.
Recomendo para quem vai brincar e beber cerveja de garrafa, que tenha consciência para não a quebrar. Quando estiver quebrada, que seja descartada de forma adequada. Poucos minutos de dedicação na hora de embalar o vidro quebrado fazem a diferença no destino do lixo. Isso contribui para a segurança dos trabalhadores da coleta. Se as cervejas forem de latinha também convém utilizar sacos de lixos corretamente, pois os garis sofrem lesões com lixo mal embalado.
CLIQUE NO PLAY DO THUMBNAIL ABAIXO E OUÇA O PROGRAMA PAPO-FURADO, COM EMILY SOBRAL E DOROTHEA PIRATININGA. NESTE EPISÓDIO, ELAS CONVERSAM SOBRE A NOVA NR 3 E MOSTRAM QUE OS FISCAIS DO TRABALHO AGORA NÃO VÃO PODER AGIR ARBITRARIAMENTE.
Agora você pode ler este post também na PATISEG, portal digital de prevenção de acidentes de trabalho, incêndio e segurança eletrônica.