• Extingue
    Extingue
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

Furúnculo: ferida chata que pode causar afastamentos do trabalho

Por Emily Sobral

Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Inflamação da pele que pode levar ao afastamento (Foto Pixabay)

Nos últimos tempos, surgiram doenças que passaram a ser conhecidas e faladas, como a esclerose múltipla, Alzheimer, bipolaridade, entre outras. Mas vou ao caminho oposto e escrevo hoje sobre uma doença antiga, conhecida por muitas pessoas: o furúnculo. E trago esse velho e doído abcesso por um motivo pertinente ao tema deste blog, que é de saúde e segurança do trabalho: a doença pode causar afastamento do trabalho.

Em geral, os sintomas são dor, queimação e incômodo. O furúnculo é causado pela bactéria staphylococcus aureus. A principal característica da doença é a formação de um caroço avermelhado na pele, doloroso e quente. O paciente pode achar que é um pelo encravado, e tenta espremer, sem resultado. Pior: essa atitude pode ajudar a evoluir o quadro infeccioso. O nódulo possui uma área amarelada na parte central com pus, e seu tamanho pode variar de acordo com o local infectado. Essa bactéria é bastante comum e pode ser encontrada na pele ou dentro do nariz, mas o furúnculo pode ser causado também por outras bactérias ou até mesmo por fungo presente na superfície da pele. Normalmente, a doença acaba evoluindo em locais com alguma ferida ou picada de inseto.

O tratamento é feito imediatamente após o diagnostico, e se não tratado, o problema pode ficar sério, pois em alguns casos, a bactéria pode atingir a corrente sanguínea e causar uma infecção generalizada, levando o paciente à morte. Por esse motivo é importante o diagnóstico precoce e a prevenção.

Se um trabalhador tem uma predisposição individual para desenvolver furúnculos, ele deve ter cuidado com suas roupas, fazer limpeza e desinfecção destas, usar um sabonete antibacteriano, além de evitar roupas apertadas. Deve ainda, evitar passar produtos oleosos na pele, pois tudo isso pode fechar o folículo de drenagem, causar obstrução e propiciar a multiplicação de bactérias, causando o furúnculo. Se a doença manifestar-se gravemente, a pessoa pode ficar afastada, com atestado médico, por até 15 dias.

 

4 Comentários

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.