• Vakinha
    Vakinha
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

Fundacentro faz sua parte à conscientização e prevenção ao Covid-19

Emily Sobral Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Capa da cartilha da Fudancentro (Foto site Fundacentro)

Creio que a pandemia do Covid-19 está abrandando, mesmo que a oposição ao governo Bolsonaro torça a favor do vírus. O mundo já superou a Peste Negra e a Gripe Espanhola, não é mesmo? Mas, como se sabe, o coronavírus não vai embora do dia para a noite, ao contrário, esse infame ainda fará muitas vítimas. Portanto, prevenção e cuidados ainda devem ser adotados por um longo tempo.

No ambiente de trabalho, então, a responsabilidade dos profissionais de SST deve ser ainda maior. Para ajudar nesse processo de conscientização e medidas de precaução, a Fundacentro lançou a cartilha Prevenção à Covid-19: Orientações para prevenção e controle da Covid-19 nos locais de trabalho. Trata-se de dicas quanto às práticas seguras de trabalho e uso de equipamentos de proteção individual (EPI).

O texto reforça a importância do planejamento das ações, com orientações para auxiliar na definição dos cenários de exposição e dos riscos existentes. As empresas precisam desenvolver um plano de ação para prevenir e controlar os riscos de exposição dos trabalhadores ao Sars-CoV-2. Para isso, devem-se identificar as fontes e os modos de transmissão do vírus, os fatores do ambiente ou da organização do trabalho que aumentam a probabilidade ou a chance de ocorrer a infecção.

Ao analisar cada cenário de exposição, criam-se as medidas de prevenção e de controle e quais medidas adicionais são necessárias para reduzir o risco ao menor nível possível. Também é necessário considerar os fatores de risco não ocupacionais, como moradia, transporte e comunidade, uma vez que o próprio trabalhador pode atuar como vetor de transmissão da doença. O documento expõe medidas de prevenção e procedimentos para grupos de risco e pronta identificação de pessoas suspeitas, flexibilização da gestão de recursos humanos. Também mostra medidas de controle de engenharia, administrativos e práticas seguras de trabalho, EPI, características e indicações de proteção respiratória.

CLIQUE NO PLAY DO THUMBNAIL ABAIXO E OUÇA O PROGRAMA “DIRETO À POLÊMICA”, COM CÉLIA WADA, QUE EXPLICA COMO SE DEVE FAZER O RETORNO SEGURO AO TRABALHO, APÓS A QUARENTENA DO PAÍS. 

Agora você pode ler este post também na PATISEG, portal digital de prevenção de acidentes de trabalho, incêndio e segurança eletrônica.</a

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.