• Vakinha
    Vakinha
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

Faça o que está prescrito em vez de inventar

Emily Sobral Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Siga a regra e não invente (Foto Pixabay)

Trabalhador que exerce suas atividades em qualquer área cumpre regras, procedimentos e rotinas, que são prescritos, ou seja, determinados pelas organizações.  Mas, normalmente, os empregados executam atividades que ultrapassam o que foi previamente estabelecido para as tarefas. É óbvio e natural que isso aconteça. Porém, na área de segurança, entender esses conceitos é muito importante, pois o empregado que ‘foge’ do que foi prescrito pode correr mais riscos, expondo-se aos acidentes de trabalho.

Na prática das empresas, todos os dias são executadas tarefas fora do procedimento padrão. As análises de seguranças, muitas vezes, são feitas a partir do que é prescrito dentro das empresas, sendo necessário entender completamente os processos produtivos, e seu desenvolvimento real. Quando o profissional de segurança entende a divergência entre o trabalho prescrito (tarefa) e o trabalho real (atividade), ele pode propor melhoria nas condições de trabalho das organizações, bem como compreender qual é o grau de conhecimento do operador em relação ao processo produtivo, prevenindo acidentes e doenças ocupacionais.

Sem dúvida, o descompasso entre o que é prescrito e o que é real no universo laboral leva inevitavelmente a riscos, uma vez que a discrepância intensifica o potencial incidente. Assim, a gestão de SST precisa prever os desvios ocorridos no chão da fábrica, envolvendo o modelo prescrito e a realidade da tarefa executada, para evitar os infortúnios laborais originados dessas discrepâncias factuais ocorridas cotidianamente.

 CLIQUE NO PLAY DO THUMBNAIL ABAIXO E OUÇA O TERCEIRO EPISÓDIO DE PROTEÇÃO SOLAR, QUINTO DA SÉRIE PREVENIR SEMPRE POD


Agora você pode ler este post também na PATISEG, portal digital de prevenção de acidentes de trabalho, incêndio e segurança eletrônica.

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.