• Extingue
    Extingue
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

Evento em Atmosferas Explosivas, não dá para perder!

Por Emily Sobral

Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Santos (SP) vai sediar evento sobre atmosferas explosivas (Foto Pixabay)

Esperem aí… Em 19 de setembro, em Santos (SP), os profissionais envolvidos com atividades em áreas industriais contendo atmosferas explosivas estarão reunidos durante o 3° Encontro Anual Abendi sobre Certificação de Competências Pessoais em Atmosferas Explosivas. Desculpem o trocadilho torpe, mas espero que seja um dia explosivo… de conhecimento! Para esta blogueira, que semanalmente escreve sobre áreas classificadas, para difundir a prevenção em indústrias com ambientes com risco de acidentes, divulgar o evento é até uma obrigação.

Mas, como meus leitores bem sabem, em meu ofício diário trato o texto com descontração e graça. Embora o tema das categorias expostas aqui (saúde e segurança do trabalho, proteção contra incêndio e áreas classificadas) seja aparentemente forte, prezo para que a abordagem feita pelo blog seja agradável.

À frente: como sempre explico, um ambiente com atmosfera explosiva é onde há a possibilidade de ocorrer explosões. Isso acontece devido a substâncias inflamáveis presentes no local sob a forma de gases, vapores, névoas ou poeiras misturadas com o ar, em condições atmosféricas, após uma fonte de ignição desencadear o sinistro. É o chamado triângulo do fogo: combustível, oxigênio e fonte de ignição.

Mas retorno ao encontro da Abendi: para que as indústrias invistam em proteção e prevenção é necessário, primeiramente, que haja profissionais capacitados. Logo, faz parte das medidas de segurança que esses especialistas estejam constantemente passando por reciclagem de conhecimentos. Tanto é assim que, durante o encontro, será debatido o processo de certificação de pessoas envolvendo competências pessoais ‘’Ex’’, além das certificações de empresas prestadoras de serviços ‘’Ex’’ (projeto, montagem, inspeção, manutenção e reparos) e de equipamentos elétricos e mecânicos e Skids ‘’Ex.’’.

Será, sobretudo, um fórum de visão geral sobre os problemas e as soluções relacionadas a essa área, abordando legislação, normas e regulamentos, além de proporcionar a troca de experiências entre os profissionais. “Vejo com muito bons olhos iniciativas como a da Abendi, pois a proteção e prevenção em atmosferas explosivas só serão efetivas quando os profissionais estiverem qualificados para propor soluções às questões técnicas e complexas como essas. Além disso, é uma ocasião para o networking de pessoas que atuam com projeto, montagem, inspeção, manutenção e reparos, bem como das respectivas empresas usuárias desse tipo de instalações e serviços, e de prestação de serviços “Ex””, afirma Paulo Raña, engenheiro e representante da empresa espanhola ADIX, especializada na prevenção de explosões e proteção de pessoas e ativos.

3 Comentários

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.