• Vakinha
    Vakinha
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

Evento em atmosferas explosivas cumpriu importante papel

Por Emily Sobral

Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Evento sobre ambientes com risco de explosão abordou as competências profissionais para prevenção de acidentes (Foto Pixabay)

O 3º. Encontro da Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção (Abendi), que abordou a certificação de competências pessoais em atmosferas explosivas, realizado no Senai, em Santos, no dia 19 de setembro, foi um sucesso.

Faço hoje um resumo do evento, depois que recebi informações de Roberval Bulgarelli, engenheiro da Petrobras e coordenador do COBEI, órgão responsável pela elaboração das normas técnicas brasileiras nas áreas da eletricidade, eletrônica, iluminação e telecomunicações, e um dos palestrantes do encontro.

Mais de 100 profissionais estiveram presentes no evento, “além de representantes de empresas envolvidas com equipamentos e serviços para atmosferas explosivas, que apresentaram lançamentos de seus novos produtos, tais como luminárias LED “Ex”, rádios de intercomunicação intrinsecamente seguros, sistemas de detecção de gases e dispositivos para dissipação de eletricidade estática em atmosferas explosivas”, contou Bulgarelli. Segundo ele, o Encontro buscou equiparar o nível de informações sobre segurança ao longo do ciclo total de vida das instalações com atmosferas explosivas. Requisitos como treinamento, qualificações, competências e certificações dos profissionais envolvidos com atividades em projeto, montagem, inspeção, manutenção e reparos de equipamentos e instalações elétricas, de instrumentação, de automação, de telecomunicações e mecânicas em áreas classificadas, foram expostos aos participantes.
Além de oportunidade para esclarecer as dúvidas relacionadas aos requisitos de competências pessoais “Ex”, aplicáveis aos profissionais e às empresas de prestação de serviços envolvidos com a execução de atividades de classificação de áreas, projeto, montagem, testes, inspeção, manutenção, reparos e auditorias de equipamentos e instalações “Ex”, o evento teve como destaque a 2ª Competição Prática de Inspeção Visual Ex 007, atividade prática de inspeção visual de instalação de diversos equipamentos “Ex”, de acordo com base na Norma Técnica Brasileira ABNT NBR IEC 60079-17 Inspeção e manutenção “Ex”.

Paulo Ranã, engenheiro e representante da empresa espanhola ADIX, especializada na prevenção de explosões e proteção de pessoas e ativos, confirma a importância desse tipo de evento para assegurar a segurança em ambientes com atmosferas explosivas. “Sabemos que todo projeto deve sempre ser realizado por profissionais especializados e certificados que saibam interpretar as características de cada ambiente com atmosferas explosivas, de forma a aplicar a melhor solução de proteção”, explica Raña.

O 3º. Encontro “Ex” contou também com uma mesa redonda, com todos os palestrantes, que apresentaram ao público diversos assuntos relacionados com a segurança das instalações em atmosferas explosivas, sob o ponto de vista de seu ciclo total de vida. Para 2018, a Abendi já programou o 4º. Encontro, que será realizado em São Paulo, capital.

Um Comentário

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.