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Eu, que não trato bem operadores de telemarketing, sei que eles precisam de ergonomia

Por Emily Sobral

Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Ergonomia para os operadores de telemarketing, por favor! (Foto Pixabay)

Nos últimos dias, de cada dez ligações que recebo, nove são de operadores de telemarketing. Não vou mentir: não tenho sido nada receptiva com essas ligações. E atire a primeira pedra quem não manda os “consultores” plantar coquinho, não é mesmo? Reconheço, porém, que a categoria sofre com riscos ergonômicos e merece o texto sobre prevenção. O que faço hoje.

Os operadores de call center têm uma rotina cansativa, repetitiva e em posição pouco confortável. Sim, há pausas obrigatórias por normas, mas o tratamento ergonômico ainda não é o ideal, o que tem causado muitas doenças ocupacionais. Para garantir a saúde e a segurança desses trabalhadores, a empresa precisa cumprir os itens especificados na norma regulamentadora 17 (NR 17), que estabelece medidas ligadas ao mobiliário, equipamentos eletrônicos, jornada de trabalho e ambiente corporativo.

Os higienistas ocupacionais ou profissionais de segurança do trabalho estão habilitados a elaborar a análise de risco e as medidas de prevenção voltadas às empresas de telemarketing. Mas, como forma de me redimir pela descompostura com que tenho tratado os operadores que ligam para mim, listo aqui algumas ações indispensáveis que os patrões devem promover para oferecer um ambiente de trabalho aos seus funcionários.  Primeiramente, é necessário garantir uma iluminação adequada, uma vez que os operadores usam monitores diariamente. A estação de trabalho deve ser arejada, com ruído controlado e ar-condicionado com temperatura ambiente, e com manutenção em dia. Logicamente, as cadeiras devem ser ergonômicas, com espuma de boa densidade, além de encosto e assentos ajustáveis. Quanto aos equipamentos de telefonia, deve-se oferecer um headset de boa qualidade, que minimize os ruídos e com calibração dentro de patrões aceitáveis.

Dar a correta ergonomia ao call center reduz o absenteísmo, o turnover e proporciona aumento da produtividade. Ah, a ginástica laboral é uma dica importante, pois alivia a tensão muscular por meio de alongamentos, evitando lesão por esforço repetitivo (LER).

6 Comentários

  1. Lea França

    Credo, esses profissionais estão apenas cumprindo com a obrigação deles para ganhar seu sustento honestamente. Pra mim, isso é preconceito!

  2. Eduardo Santos Filho

    Entendo que são pessoas com uma função profissional a desempenhar, e os grandes culpados são as empresas que exigem procedimentos que invadem a vida do cidadão que não quer ser importunado todo o tempo.

  3. Melero

    As empresas de Call Center tem contribuído muito para o aumento de afastamentos de trabalhadores por doenças psíquicas, as famosas CID (F). Principalmente por expor profissionais a situações de conflito, como, atividades de cobrança e vendas durante todo turno de trabalho.

  4. leticia

    Os operadores de telemarketing deveriam ser bem renumerados pela carga exaustiva que eles tem que passar todos os dias .
    Fora a pressão pscicologica e física … ruidos , equipamentos mal posicionados , luz, temperatura, redução do tempo das pausas… tudo isso gera um estresse constante .

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