• Extingue
    Extingue
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

Estudante do Amazonas cria manual de biossegurança para laboratórios

Por Emily Sobral

Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Laboratório de patologia requer procedimentos seguros (Foto: Pixabay)

Um manual que ajuda a entender procedimentos em laboratório de patologia foi criado por aluno da Universidade do Estado do Amazonas. O guia de biossegurança do estudante de Odontologia Fábio Sena, da Escola Superior de Ciências da Saúde da universidade auxilia alunos, técnicos e demais usuários de laboratórios na área da saúde a manusear substâncias com segurança. O projeto de Sena foi custeado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do Programa Estratégico de Apoio à Integração de Estudantes do Interior às Ciências da Saúde (IC-Saúde).

O laboratório da escola recebe pacientes de serviços prestados pela Prefeitura de Manaus, Sistema Único de Saúde (SUS), policlínicas odontológicas e hospitais como, por exemplo, a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon) e Forças Armadas.

A iniciativa do jovem tem objetivo prático e necessário, uma vez que o laboratório, além de desenvolver ensino e pesquisa, funciona com diagnósticos de casos que são repassados por outras instituições. O manual está sendo utilizado por alunos e técnicos que trabalham no laboratório, o que tem ajudado a evitar acidentes e riscos ocupacionais inerentes à área de saúde.

O manual de biossegurança foi escrito de acordo com as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Nele são encontradas dicas de como proceder em determinados tipos de acidentes, como usar o jaleco, as luvas e o gorro, e quais tipos são recomendados.  Além de listar os riscos biológicos devido a objetos que podem estar contaminados e riscos físicos por causa de materiais cortantes usados no laboratório, como navalhas, seringas e agulhas presentes no dia a dia dos usuários do local, o manual alerta para os riscos ergonômicos, químicos e de explosão por conta dos materiais combustíveis.

O guia pode ser utilizado por outros laboratórios do estado. Juntamente com o manual, o projeto da universidade preparou um mapa de riscos fixado na entrada do laboratório para que todos fiquem cientes e tomem as medidas de segurança necessárias. Sena é um jovem de futuro na área de SST.

4 Comentários

  1. Rui Filho

    É muito importante salvaguardar a saúde e segurança dos trabalhadores que atuam no setor de saúde. Parabéns ao jovem.

  2. Silvia Meire

    De acordo com dados do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), ocorrem por ano em torno de 90 mil casos de acidentes de trabalho na área de saúde. Seguir um guia como ao do estudo é uma das medidas para se reduzir esse número.

  3. Anderson Gomes

    Os acidentes com perfurocortantes são os mais preocupantes, devido à gravidade e frequência com que acontecem. É preciso haver conscientização e uso de boas práticas.

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.