• Vakinha
    Vakinha
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

eSocial: minha última homenagem ao sistema que já foi para o arquivo morto

Emily Sobral Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Adeus, eSocial! (Foto Pixabay)

Criado em 2010, implantado efetivamente em 2018, o programa do governo federal para o envio das prestações de contas das empresas em suas obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, o eSocial, recentemente extinto, que dê-se por satisfeito se entrar para os anais da história.

Ironias à parte, durante os cerca de oito anos de introdução, houve uma verdadeira febre de cursos ofertados por consultorias e profissionais de sistemas dirigidos aos responsáveis pela gestão das informações das empresas a serem transmitidas ao governo federal. Ainda que reconhecidamente complexo, a opinião geral sobre o eSocial era de que seria a ‘salvação da lavoura’, pois tornaria os processos mais transparentes. Foi-se como um sonho de uma noite de verão.

Afinal, o Brasil não é para amadores. Sim, o sistema previa espaço para as obrigações de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho, disponibilizando eventos de Ambientes de Trabalho, Equipamento de Proteção, Comunicação de Acidente de Trabalho, Monitoramento da Saúde do Trabalhador, Condições Ambientais do Trabalho – Fatores de Risco e Treinamentos e Capacitações Específicas para o Trabalho.

Agora, é bola para frente, pois o atual secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, informou que a partir do ano que vem o eSocial será substituído por outros dois sistemas: um da Receita Federal e outro de Trabalho e Previdência.

CLIQUE NO PLAY DO THUMBNAIL ABAIXO E OUÇA O SEGUNDO EPISÓDIO DE PROTEÇÃO DAS MÃOS, QUARTO DA SÉRIE PREVENIR SEMPRE POD

Agora você pode ler este post também na PATISEG, portal digital de prevenção de acidentes de trabalho, incêndio e segurança eletrônica.

2 Comentários

  1. Adão Borba

    Tudo que beneficiaria o trabalhador não interessa dane-se o Pião desculpe a expressão mas é o jargão do trecho.
    Esperar o que de um governo que não ta preocupado com Saúde/ educação,tudo que venha beneficiar o Pais não interessa
    vamos beneficiar os sonegadores e corruptos.

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.