• Vakinha
    Vakinha
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

EPI todo mundo sabe o que é, principalmente os coleguinhas!

Emily Sobral Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Trabalhando com o EPI, é claro! (Foto Pixabay)

Quando pauta os acidentes de trabalho no País, a grande imprensa, por meio de seus repórteres, demonstra seu desconhecimento sobre o setor. Percebo isso quando leio a reportagem, citando apenas os Equipamentos de Proteção Individual, os EPIs. Para ela, os EPIs são a salvação para não haver acidentes. Ora, santa ingenuidade dos meus coleguinhas! Muitos dos jornalistas nem sabem que os EPIs são tratados na Norma Regulamentadoras nº 6. Eles são muito importantes porque são elementos de contenção primária ou barreiras primárias, podendo reduzir ou eliminar a exposição individual a agentes potencialmente perigosos, pois eles não tiram a exposição ao risco.

A prevenção de riscos ocupacionais se faz por meio de programas mais amplos. Por exemplo, se o trabalhador da construção civil pode sofrer um acidente ao subir na escada sem tela de proteção, antes de entregar o capacete, um EPI bastante utilizado nas obras, deve-se instalar a tela para a proteção da escada. Isso é uma pequena mostra de que EPI não tem o condão de resolver todos os riscos. Mas, voltando à NR nº 6, que, segundo seu texto, diz que os EPIs devem ser separados pelo tipo de proteção que oferecem e se tornam necessários pelo tipo de atividade que a empresa executa.

Em um canteiro de obras, por exemplo, é necessário utilizar capacetes, luvas, protetores auriculares, óculos e botas. Enquanto que uma indústria requer outros tipos de EPI. Ou seja, será a partir da análise de risco do ambiente que será possível determinar o tipo de EPI adequado ao risco. A entrega do EPI é de responsabilidade do empregador, e as empresas devem fiscalizar seu uso, além de orientar os trabalhadores sobre os cuidados com o equipamento.

CLIQUE NO PLAY DO THUMBNAIL ABAIXO E OUÇA O QUARTO EPISÓDIO DE PROTEÇÃO SOLAR, QUINTO DA SÉRIE PREVENIR SEMPRE POD

Agora você pode ler este post também na PATISEG, portal digital de prevenção de acidentes de trabalho, incêndio e segurança eletrônica.

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.