• Vakinha
    Vakinha
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

Enorme estrondo foi ouvido pelos vizinhos de armazenadora de grãos em Nebraska: mais uma explosão com feridos

Por Emily Sobral

Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Elevador de grãos em Nebraska. Ainda a salvo de explosão (Foto Ilustrativa Pixabay)

Duas grandes explosões e uma bola de fogo derrubaram as paredes do elevador que transporta grãos numa empresa armazenadora de produtos agrícolas no estado americano de Nebraska, nos EUA, na semana passada, e deixaram dois trabalhadores feridos.

Qualquer dono de silo do Brasil ou do mundo deve preocupar-se em proteger suas instalações desse tipo de sinistro, muito recorrente no setor da agroindústria.

Cereais, quando confinados em galpões, geram as chamadas atmosferas explosivas. Por quê? Numa determinada condição de baixa umidade do ar, o pó do cereal torna-se inflamável, e caso haja uma fonte de ignição com energia mínima no local, o acidente desencadeia-se. Na semana passada, os brasileiros estavam tão assombrados com a falta de gasolina nos postos e de comida nas gôndolas dos mercados, por causa da greve dos caminhoneiros, que não se incomodariam com incidentes ‘irrelevantes’ como o ocorrido em Nebraska.

Não é o caso deste blog, com sua categoria de áreas classificadas, que repercute todas as explosões de pós em unidades de processamento ou armazenamento. Por isso tenho repetido exaustivamente toda semana que a prevenção e a proteção contra explosão em áreas classificadas é uma obrigação do empreendedor agrícola ou industrial. A segurança do silo deve ser precedida por uma análise de risco e, a partir desse estudo, devem ser indicados os investimentos necessários à prevenção.

“Para minimizar o risco, deve-se empregar a proteção contra explosão por meio de sistemas de alívio, isolamento ou supressão. Tudo deve ser determinado pelo estudo de cada instalação industrial”, explica Paulo Raña, engenheiro e representante da empresa espanhola ADIX, especializada na prevenção de explosões e proteção de pessoas e ativos. Além disso, projeto, montagem, manutenção e reparo devem ser frequentemente verificados em diversos tipos de indústrias com áreas classificadas. “A manutenção preventiva dos equipamentos mecânicos e elétricos, programa de limpeza de estruturas e equipamentos, bem como conscientização do pessoal são os primeiros cuidados que se podem tomar, para evitar um acidente como o de Nebraska”, diz Raña.

Agora você pode ler este post também na PATISEG, portal digital de prevenção de acidentes de trabalho, incêndio e segurança eletrônica.

 

Um Comentário

  1. Nei de Franco

    O risco de explosão por poeira de grãos é muito óbvio para quem é do ramo. mas será que os donos de silos sabem disso? Conscientização é preciso, sempre.

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.