Por Emily Sobral
Twitter: @EmilySobral Periscope: @emiliasobral61

Poderia recomendar ioga, tomar florais de Bach ou praticar meditação, todos como métodos contra o estresse, sintoma caracterizado por irritação, medo, desconforto, preocupação e tantas outras sensações que atingem os seres humanos. Como não sou especialista em estresse, o que posso neste blog de saúde e segurança do trabalho é abordar as causas e prevenção do estresse relacionado ao trabalho, pois Prevenir Sempre Pod,.
Primeiramente, deve-se conscientizar empregadores e trabalhadores de que o estresse não é mimimi. O problema existe no ambiente laboral e, consequentemente, afeta a produtividade, o que não é nada bom aos patrões, e reduz a qualidade de vida dos empregados, o que é péssimo, pois a vida é curta para sentir-se, enquanto trabalha, em estado indescritível de mal-estar.
Os tipos do trabalho dos tempos modernos, que exigem resultados excepcionais, e obrigam os trabalhadores-máquinas a produzirem cada vez mais, resultam no estresse ocupacional. Portanto, se o problema afeta a competitividade das empresas, é preciso dar-lhe a devida atenção, para reduzir o número de trabalhadores em situação de estresse.
O empregado acometido pelo estresse poderá sofrer cronicamente desse mal, resultando em incapacidade para o trabalho, o que gera custos e até aposentadoria precoce, entre outras consequências mais graves. Portanto, é preciso encontrar os agentes estressores, sejam ambientais ou organizacionais, por meio de diagnóstico realizado por profissionais da saúde mental. Muitas vezes, em locais onde há um estresse coletivo, tornam-se necessárias mudanças e transformações organizacionais, para que o ambiente ocupacional seja saudável e não provoque adoecimentos.
CLIQUE NO PLAY DO THUMBNAIL ABAIXO E OUÇA MAIS UM EPISÓDIO DA SÉRIE DE TRABALHO EM ALTURA