• Extingue
    Extingue
  • Instituto Treni
    Instituto Treni
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

Elevador de obra: que se use o melhor para o canteiro não virar um cenário de tragédia

Por Emily Sobral

Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Elevador cremalheira da empresa Metax

Os elevadores de obras, aqueles instalados enquanto as edificações estão sendo executadas, transportam materiais e operários verticalmente, e estes precisam ser seguros, não é mesmo? Como se sabe, muitos dos acidentes contabilizados na indústria da construção civil estão relacionados aos equipamentos sem condições de uso. Primeiramente, a instalação desses elevadores precisa seguir normas técnicas. Além disso, as novas tecnologias de elevadores já estão à disposição do mercado para que os canteiros de obras não sejam cenários de tragédias.

Esses equipamentos hoje estão divididos em a cabo de aço ou de cremalheira. Geralmente, quando um elevador de obra cai é porque, anteriormente, houve gambiarra feita por pessoas inescrupulosas que compram equipamentos sucateados, passam tinta em cima, e já alugam às construtores. A norma regulamentadora (NR) 18, que dispõe das condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção, estabelece requisitos de segurança dos elevadores de obra.

Na modalidade de locação, a construtora deve alugar o equipamento com serviço de manutenção, equipamento revisado e com profissional habilitado pelo Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea). Ao optar pela compra do elevador, a empresa precisa solicitar ao fabricante a garantia contra defeitos, com equipe de assistência técnica e manual de operação. A manutenção periódica é um item essencial no quesito segurança.

O elevador de cremalheira é uma tendência de mercado, pois garante mais segurança, pois todos os gatilhos de proteção são automáticos. O elevador de obra a cabo tem um custo menor, porém tende a ficar ultrapassado, devido às inserções a serem feitas, como portas e câmeras. Um cabo que se rompe, provocando um acidente, demonstra a vulnerabilidade desse tipo de equipamento. Uma construtora responsável escolhe o elevador que ofereça mais segurança, não pelo preço.

Agora você pode ler este post também na PATISEG, portal digital de prevenção de acidentes de trabalho, incêndio e segurança eletrônica.

2 Comentários

  1. Giovani Rech

    Muito bom pessoal! Segurança é primordial nas obras. Eu trabalho com os elevadores de cremalheira da marca C3 Equipamentos. São muito seguros, rápidos, não param nunca e tem vários diferenciais que garantem a segurança, agilidade e o conforto no canteiro de obra na logística dos materiais. É uma nova geração de elevador de cremalheira, nem se compara com os demais. Coisa boa tem que divulgar… já experimentei todos os outros mas não tem nem comparação.

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.