• Extingue
    Extingue
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

É preciso prevenir contra os riscos da sílica

Por Emily Sobral

Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Proteção contra o pó de sílica (Foto Pixabay)

Vamos falar de pó? Não, não se trata da nociva e prejudicial cocaína, droga que destrói milhares de dependentes no mundo. Mas, infelizmente, o pó que trataremos aqui neste blog de segurança do trabalho, também pode ser muito danoso aos trabalhadores. Tratam-se das poeiras minerais e metálicas, comuns em canteiros de obras. A poeira metálica resulta das dos trabalhos que os operários executam com os metais nas obras. Já as atividades de britagem de pedras liberam a poeira mineral, que possui a sílica, uma substância encontrada em pedras, quartzo, argila e areia. O pó fino de sílica é responsável por doenças graves como o câncer de pulmão, pois é inalado pelo trabalhador durante suas atividades ocupacionais.

Geralmente, com diâmetro inferior a 10 micrômeros, as partículas de sílica atingem o interior dos pulmões, conseguindo ultrapassar as paredes dos seus alvéolos. Essas partículas, inicialmente, inflamam os tecidos do aparelho respiratório. Mas, com a exposição permanente à substância, o tecido pulmonar endurece, formando nódulos, que podem sofrer mutação genética até evoluir para uma neoplasia maligna. As medidas de prevenção coletivas contra o pó de sílica incluem a umidificação do local com lavagem periódica do piso, exaustão do ambiente, ventilação local, enclausuramento do processo produtor de poeiras. A gestão desse tipo de risco inclui também a avaliação ambiental por meio de aspiração de um volume de ar, por sistema de bomba de vácuo, para análise, recomentados pelo anexo 12 da norma regulamentadora 15, que trata de ambientes insalubres. Já a proteção com equipamentos individuais é possível com o uso adequado de máscaras, para evitar a inalação de poeiras, desde que os equipamentos estejam em perfeitas condições, higienizados e dentro do prazo de validade.

Agora você pode ler este post também na PATISEG, portal digital de prevenção de acidentes de trabalho, incêndio e segurança eletrônica.

CLIQUE NO PLAY DO THUMBNAIL ABAIXO E OUÇA O MAIS NOVO EPISÓDIO DA SÉRIE ESPAÇOS CONFINADOS

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.