• Vakinha
    Vakinha
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

É preciso haver gestão de ruído em ambiente de trabalho

Emily Sobral Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

É preciso tomar medidas para quem trabalha exposto ao ruído (Foto Pixabay)

Os trabalhadores que laboram expostos aos barulhos altos, por causa de equipamentos como britadeiras e martelos perfuradores, podem ter sua audição prejudicada.

Assim, o profissional de SST precisa conhecer as normas de segurança do trabalho que determinam os limites de pressão sonora em ambientes internos e externos, bem como saber realizar as medições de ruído.

O aparelho decibelímetro faz a medição in loco do nível de ruído do ambiente, para informar se os trabalhadores estão vulneráveis ao ruído, capaz de prejudicar sua saúde. O nível de som que ultrapassa os 55 decibéis já é capaz de ser classificado como nocivo para a saúde auditiva, mas é acima de 85 que podem ser causados problemas mais graves, principalmente quando escutados por muito tempo.

Para que o ouvido humano exposto a sons acima de 85 decibéis não seja afetado no ambiente profissional, será preciso que o trabalhador utilize proteção auricular. Essa proteção só será possível a partir do cálculo de dosimetria de ruído, com o auxílio do dosímetro e tabela de exposições máximas estabelecidas pela NR 15, que trata do trabalho insalubre.

Pela tabela, é possível comparar os resultados medidos com o número-limite de decibéis permitidos pela norma. Em seguida, aplicam-se as informações na fórmula, em que: Cn/Tn = dose de ruído. Nesse caso, Cn simboliza o tempo total (em horas) ao qual o trabalhador está exposto ao ruído, enquanto Tn indica a máxima exposição diária permitida para aquele nível, segundo norma.

CLIQUE NO PLAY DO THUMBNAIL ABAIXO E OUÇA O PROGRAMA SOBRE O ANEXO 3 DA NR 15, COM EMILY SOBRAL, DOROTHEA PIRATININGA E EDUARDO ELIAS. COMO SEMPRE, BOM HUMOR E INFORMAÇÃO DE SST COM QUALIDADE

Agora você pode ler este post também na PATISEG, portal digital de prevenção de acidentes de trabalho, incêndio e segurança eletrônica.

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.