• Vakinha
    Vakinha
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

Doenças por metais pesados: prevenção, acompanhamento e vigilância

Emily Sobral Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Risco no trabalho com metais pesados (Foto: Pixabay)

O acompanhamento e a vigilância das condições de saúde de trabalhadores expostos ao chumbo, cádmio, cobre e zinco, que são metais pesados, em ambientes potencialmente perigosos, devem fazer parte de políticas públicas.

A exposição a essas substâncias pode produzir agravos à saúde como intoxicações e contaminações, por seus compostos orgânicos e inorgânicos. A intoxicação pelos metais pesados provoca efeitos como alterações neuropsiquiátricas, digestivas e renais. Também há consequências sobre os sistemas cardiovascular, respiratório, sanguíneo, endócrino, imunológico, reprodutor e pele.

Infelizmente, trabalhadores que laboram em diversos setores estão frequentemente expostos a elevadas concentrações desses elementos, e sujeitos às patologias descritas acima. Ou seja, são doenças intimamente associadas ao trabalho. Entre as medidas de prevenção contra a intoxicação ocupacional por metais pesados estão o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) e equipamentos de proteção coletiva (EPCs). Mas, mesmo com essas medidas, elas não reduzem os agentes de risco. Portanto, as ações contra as exposições ao metal pesado estão presentes no programa de proteção primária, que incluem eliminação ou redução à exposição excessiva, por meio de estratégias de monitoramento de exposição biológica e ambiental.

Ainda que as medidas sejam rigorosamente tomadas para a prevenção, a exposição em determinados setores produtivos sempre existirá, o que torna necessário o controle médico periódico dos trabalhadores ao longo dos anos.

CLIQUE NO PLAY DO THUMBNAIL ABAIXO E OUÇA O QUARTO EPISÓDIO DE PROTEÇÃO DAS MÃOS, QUARTO DA SÉRIE PREVENIR SEMPRE POD


Agora você pode ler este post também na PATISEG, portal digital de prevenção de acidentes de trabalho, incêndio e segurança eletrônica.

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.