• Vakinha
    Vakinha
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

Detectar gases: gestão primordial contra explosão

Emily Sobral Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Ao fazer detecção de gases, a indústria previne possíveis explosões (Foto Pixabay)

Na semana passada publiquei um episódio do nosso Prevenir Sempre Pod, o podcast sobre segurança do trabalho, na versão O Especialista, com Eduardo Elias, que é técnico e profissional de SST.

Elias é um profundo conhecedor de detecção de gases e, nesse episódio (que você pode ouvir clicando no play do thumbnail, logo aqui abaixo, nesta página), ele explica a importância da detecção de gases em ambientes industriais. Ora, se você não pode ouvir agora o episódio, leia este post em apenas poucos minutinhos, ok?

Indo ao ponto: os gases inflamáveis são perigosos, por isso devem-se conhecer seus limites e suas características. Como substâncias inflamáveis, entram em combustão quando ficam em contato com o oxigênio, juntamente com uma fonte de ignição. Alguns dos mais ‘famosos’ gases: metano, propileno, propano, hidrogênio, butano e acetileno.

O gás de cozinha, então, é uma mistura de propano com butano, dois gases altamente inflamáveis, incolores e inodoros. Ao detectar os gases por meio de aparelhos especiais, o profissional de segurança avalia a proporção das substâncias, juntamente com a quantidade de oxigênio, o que se observa na faixa de explosividade do ambiente. Nessa gestão anti-explosão, há dois limites: O LIE, Limite Inferior de Explosividade, que representa a proporção mínima de gás inflável para que haja uma combustão, e o LSE, Limite Superior de Explosividade, que é a concentração máxima.

O gás não apresenta risco de combustão se estiver acima disso, já que a mistura não possui oxigênio suficiente.

CLIQUE NO PLAY DO THUMBNAIL ABAIXO E OUÇA O PROGRAMA “O ESPECIALISTA”, COM EDUARDO ELIAS, QUE DÁ UMA AULA SOBRE DETECÇÃO DE GASES.

Agora você pode ler este post também na PATISEG, portal digital de prevenção de acidentes de trabalho, incêndio e segurança eletrônica.

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.