• Extingue
    Extingue
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

Descaso no IML: entre mortos e riscos aos vivos

Por Emily Sobral

Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Segurança nos institutos médicos legais (Foto Pixabay)

Imagine o Ministério Público do Trabalho atestar, depois de avaliar  o Instituto Médico Legal (IML) do estado, que o ambiente de trabalho é insalubre, pois não há ventilação adequada, a drenagem de fluidos e secreções humanas são feitas por tubulações mal adaptadas, faltam pias para higiene na entrada e saída da sala de exame. Ou seja, médicos legistas que lidam com cadáveres podem adoecer e morrer!

Tirando o aspecto sarcástico do início do post, posso garantir que fiquei chocada quando li sobre o fato de o MPT de Sergipe ter recorrido à Justiça daquele estado para combater as irregularidades no Instituto Médico Legal de Sergipe (IML). Havia no órgão, inclusive, falta recorrente de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) aos servidores, que lidam diariamente com situações de comprometimento sanitário e risco biológico.

Durante as investigações, o MPT constatou os riscos que já haviam sido encontrados também pela Vigilância Sanitária. Sabemos que muitos estados brasileiros estão falidos, muitos por conta dos desvios e corrupções dos políticos, o que resulta em falta de investimentos em institutos de responsabilidade dos governos estaduais, como é o caso do IML, mas aceitar tamanho descaso com a saúde e segurança dos servidores públicos, já é demais.

Esperamos que a partir da notificação do juiz do Trabalho, o IML cumpra com as obrigações relacionadas à segurança do trabalho, como adequar a ventilação da sala de necropsia, fornecer os EPIs regularmente, equipamentos de trabalho e reparar estragos no prédio.

CLIQUE NO PLAY DO THUMBNAIL ABAIXO E OUÇA O MAIS NOVO EPISÓDIO DA SÉRIE DE TRABALHO EM ALTURA

Agora você pode ler este post também na PATISEG, portal digital de prevenção de acidentes de trabalho, incêndio e segurança eletrônica.

Um Comentário

  1. Maria Lopes

    Emily, os temas de seus posts têm uma abordagem muito bacana. Sou seguidora de seu blog e também do Prevenir Sempre Pod, que é maravilhoso

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.