• Vakinha
    Vakinha
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

Cuidado com o desconhecimento em áreas classificadas. Sem prevenção, a indústria vai explodir!

Por Emily Sobral

Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Proteção em área classificada para preservar vidas de trabalhadores (Foto Pixabay)

Com a categoria de áreas classificadas demonstro semanalmente que as inúmeras indústrias com processos passíveis de gerar atmosferas explosivas não estão ainda devidamente esclarecidas sobre os riscos de tragédias. Pois bem: enquanto os responsáveis pela segurança do parque industrial brasileiro sentem-se inseguros em tomar decisões que dizem respeito à aquisição de sistemas de prevenção e proteção de explosões, os profissionais envolvidos com atmosferas explosivas fazem o que precisa ser feito: atualizam-se tecnicamente, promovendo treinamentos de pessoas em todas as atividades do ciclo de vida das instalações com áreas classificadas. Essa segurança industrial está atrelada tanto ao cumprimento da legislação e normalização no gerenciamento dos riscos de explosão, como na capacitação das equipes e empresas.

O contínuo processo de elaboração e atualização das normas garante o funcionamento e a segurança dos equipamentos de proteção contra explosões. Além do mais, prover a segurança de uma unidade industrial não se trata tão somente da certificação dos equipamentos Ex. “Deve-se entender que, incialmente, classificar uma área dentro da indústria significa elaborar um mapa de categoria que especifica, entre outros aspectos, o volume de risco dentro do qual pode ocorrer a mistura inflamável”, avalia Paulo Raña, engenheiro e representante da empresa espanhola ADIX, especializada na prevenção de explosões e proteção de pessoas e ativos.

Com relação aos sistemas de proteção e prevenção, é necessário que a manutenção e conservação sejam efetuadas conforme orientações do fabricante. Ora, não há como se elevar os níveis de conformidade e segurança industrial das instalações Ex sem capacitação das empresas de prestação de serviços, assim como o preparo dos profissionais que executam as atividades preventivas.

A proteção contra explosões industriais é, inequivocamente, um tema que não pode ser minimizado pelos donos das instalações, já que, com plano de investimentos, tragédias podem ser evitadas.

Um Comentário

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.