• Vakinha
    Vakinha
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

Criação da NR 37, para impedir que plataformas de petróleos explodam e matem trabalhadores

Por Emily Sobral

Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

A NR 37 é para impedir que tragédias em plataformas de petróleo aconteçam (Foto Pixabay)

Não é preciso ser nenhum Einstein para saber que as plataformas de petróleo são ambientes de trabalho em que os empregados estão expostos a acidentes por vazamentos ou falhas mecânicas, que podem causar incêndios, explosões e problemas toxicológicos. Portanto, demorou, mas finalmente foi publicada a norma regulamentadora 37, nos últimos dias de 2018, tratando especificamente da segurança e saúde em plataformas de petróleo.

A verdade é que a explosão ocorrida em 2015 na casa de bombas na plataforma FPSO, na Cidade de São Mateus, no litoral do Espírito Santo, com a morte de 9 trabalhadores, motivou a equipe a escrever a norma. Assim, a NR 37 estabelece os requisitos mínimos de segurança, saúde e condições de vivência no trabalho a bordo de plataformas de petróleo em operação nas águas jurisdicionais brasileiras.

O conteúdo dessa norma foi detalhado em exigências sobre o comissionamento, modificações, manutenção, reparos, descomissionamento, capacitação, qualificação e habilitação, sinalização de segurança, instalações elétricas, armazenamento de substâncias perigosas, análises de risco das instalações e de processos, sistema de detecção e alarme de incêndio e de gases, prevenção e controle de vazamentos ou explosões e trabalhos a quente. Ou seja, o texto abarcou todos os aspectos que devem ser prevenidos.

Em relação aos requisitos com os equipamentos e instalações com equipamentos e instalações para áreas classificadas (atmosferas explosivas), a NR 37 estabelece a necessidade de capacitação, qualificação e habilitação, ressaltando que esse treinamento deve ser feito antes do primeiro embarque do trabalhador, com reciclagem a cada cinco anos, que lhe permite obter conhecimentos e percepções básicas para adentrar em uma instalação contendo risco de explosão. Outros requisitos da norma serão trazidos em capítulos pelo blog.

Agora você pode ler este post também na PATISEG, portal digital de prevenção de acidentes de trabalho, incêndio e segurança eletrônica.

2 Comentários

  1. Jorge Costa

    A NR 37 traz requisitos para as empresas com atividades nas plataformas de petróleo que exploram e produzem petróleo e gás natural e terceirizadas que prestam serviços a bordo da plataforma de petróleo.

  2. Tiago

    Excelente! agora só precisa de fiscalização rígida!
    Aproxima NR, a 38, bem que poderia ser sobre saúde e segurança em barragens de mineradoras! assim evitará ou ao menos minimizará os danos causados a população e ao meio ambiente! Se não for sobre esse assunto, então é pq os 2 episódios ocorridos foram irrelevantes ao olhos do governo.

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.