• Vakinha
    Vakinha
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

Consulta pública das NRs: venha você também sugerir mudanças

Por Emily Sobral

Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Consulta pública sobre as normas regulamentadoras aos brasileiros (Foto Pixabay)

A atualização das Normas Regulamentadoras proposta pelo governo continua despertando o interesse dos profissionais de segurança do trabalho. É claro que esse assunto precisa ser debatido para desfazer os boatos de que as NRs serão simplesmente extintas.

Em Ciclo de Palestras de Segurança e Saúde no Trabalho 2019 realizado neste mês em Brasília e organizado pela Fundacentro, o auditor fiscal do trabalho, Rômulo Machado e Silva falou sobre o contexto histórico e atual das NRs. Ele ressaltou que o processo de revisão está sendo feito de forma tripartite, com o envolvimento dos empregadores, trabalhadores e governo, e busca a simplificação, desburocratização e harmonização, sem deixar de garantir a segurança nos ambientes de trabalho. É bom lembrar que a maioria das normas foi feita na década de 80 e, apesar das atualizações, há ainda distorções e textos técnicos complexos, que geram confusão na hora de sua aplicação. Para tranquilizar os profissionais de segurança, divulgo abaixo o cronograma do trabalho de atualização das NRs, que está em consulta pública para receber sugestões de toda a sociedade.

Confira abaixo o cronograma que será seguido até dezembro de 2019:

CONSULTA PÚBLICA NORMA REGULAMENTADORA

JULHO DE 2019 NR4 – SESMT NR5 – CIPA NR18 – Construção Civil NR7 – PCMSO

AGOSTO DE 2019 NR9 – PPRA NR17 – Ergonomia

OUTUBRO DE 2019 NR10 – Instalações elétricas NR31 – Rural NR29 – Portuário NOVEMBRO DE 2019 NR30 – Aquaviário NR32 – Serviços de Saúde.

CLIQUE NO PLAY DO THUMBNAIL ABAIXO E OUÇA MAIS UM EPISÓDIO DA SÉRIE DE TRABALHO EM ALTURA

Agora você pode ler este post também na PATISEG, portal digital de prevenção de acidentes de trabalho, incêndio e segurança eletrônica.

Um Comentário

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.