• Extingue
    Extingue
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

Conhecer sobre os riscos de explosão em indústrias fortalece a segurança de todos

Por Emily Sobral

Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Toda atmosfera explosiva precisa de proteção (Foto Pixabay)

Ah, não! Só o desconhecimento do que é uma atmosfera explosiva pode levar gestores industriais à negligência de não se tomar medidas preventivas para que tragédias como exploção e incêndio não aconteçam.

Antes que continue, uma definição: atmosfera explosiva é quando num ambiente há uma proporção de gás, vapor ou pó no ar de modo tal que uma faísca proveniente de um circuito elétrico ou do aquecimento de um aparelho provoca a explosão. Quais condições é preciso reunir para que se produza uma explosão? Três elementos são necessários: combustível mais oxigênio do ar, mais faísca resultam numa explosão. Assim, todos os locais onde são fabricados, estocados e transformados produtos combustíveis estão passíveis de formar uma atmosfera explosiva. E quem pode desenvolver projetos de proteção contra explosão? Profissionais capacitados em áreas classificadas, que podem identificar em uma planta industrial, dividida em zonas, que uma quantidade de mistura explosiva está presente no local. São eles, por exemplo, que serão capazes de executar projetos elétricos, de automação e mecânicos “Ex” (símbolo de atmosfera explosiva) adequados aos riscos. E qual a relação entre área classificada e atmosfera explosiva? Simples: numa área classificada sempre haverá uma atmosfera explosiva. Logo, invariavelmente, quando um projeto for realizado para a área classificada é porque há no ambiente uma atmosfera explosiva.

Segundo Paulo Raña, engenheiro e representante da empresa espanhola ADIX, especializada na prevenção de explosões e proteção de pessoas e ativos, o profissional especializado saberá dimensionar os dispositivos de proteção de equipamentos e instalações. É ele que pode definir com precisão e justificar os investimentos à prevenção de perdas e proteção das instalações. “Somente desta forma, os usuários podem ter confiança de que as instalações “Ex” estão seguras, no caso de substâncias inflamáveis entrarem em contato com equipamentos elétricos”, exemplifica Raña. Ele complementa que os especialistas orientam-se por normas que especificam os métodos de instalação dos diversos equipamentos em cada área classificada.

 

 

4 Comentários

  1. Simone Gomes

    quem não sabe o que é atmosfera explosiva, com este blog, fica sabendo. informação e conscientização. Parabéns, Emily

  2. Anthony Kelper

    O blog está muito bom, mas infelizmente há um equívoco: não está correto dizer que “numa área classificada sempre haverá uma atmosfera explosiva”. O correto é dizer que em uma área classificada poderá vir a ter uma atmosfera explosiva. Encontrei um artigo na internet que descreve vários cuidados necessários em áreas classificadas em: http://www.projeart.ind.br/v02/noticias.php?ID=163

  3. Paulo César Rodrigues

    Este perfil Anthony Kelper é falso e aparece em outras redes sociais, sempre questionando artigos técnicos sobre áreas classificadas

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.