• Extingue
    Extingue
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

Comportamento Seguro!

Hoje tirei o dia de folga. Nem precisei escrever. Faço minhas as sábias palavras de nosso leitor, Leandro Melero, que me enviou o texto a seguir. Emily Sobral Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Por Leandro Melero

A prevenção de acidentes começa pelo comportamento seguro. (Foto Pixabay)

Muito se fala hoje nas organizações sobre as melhores práticas para assegurar a saúde dos trabalhadores, não só no objetivo do atendimento legal, ou garantia dos processos produtivos, mas principalmente na valorização do fator humano e compromisso social.

Vale lembrar que o trabalhador é o maior ativo das empresas e o seu adoecimento são causas de transtornos, tanto de ordem financeira, como institucional.

Na busca de encontrar os melhores métodos de proteção, as empresas sempre recorrem às rápidas propostas oferecidas para solucionar seus dilemas de segurança no trabalho. EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) sempre aparecem como a primeira alternativa, seguida de medidas coletivas, o que do ponto de vista das normas regulamentadoras já caracteriza uma inversão de valores.

Apesar de importantes e válidas, medidas de proteção com uso de ferramentas e equipamentos não são de ordem prioritária.

Quanto à busca da integridade da saúde dos trabalhadores, em todos os aspectos, mudanças de comportamento deverão sobrepor como um dos maiores desafios das empresas e trabalhadores, no âmbito em que as instituições são feitas de pessoas, e pessoas são feitas de escolhas.

Não é difícil saber o porquê. Basta entender que a segurança do trabalho é pautada em fatores de prevenção, sendo assim, hábitos comportamentais saudáveis incentivam os indivíduos na utilização dos recursos de medidas protetivas (EPI, EPC etc.), não só isso, mas orienta no despertar para a conscientização de prevenção de acidentes em todos os âmbitos.

Mudanças de comportamento como: diminuição da pressa, uso consciente do celular, atenção ao transitar em ambientes de grande circulação de pessoas, podem prevenir acidentes de trajeto, tanto do trabalho para casa, como de casa para o trabalho.

Cordialidade, paciência, atenção, capacitação, proficiência, bons hábitos em processos e tarefas, previnem significativamente prejuízos provenientes de acidentes de trabalho típico, ou seja, aquele relacionado diretamente com o trabalho.

Mediante a observação dos aspectos culturais atuais, a conscientização dos trabalhadores no comportamento seguro e ação paralela das empresas nas mudanças de paradigmas quanto à adoção das prioridades para fatores de proteção no trabalho, são intervenções urgentes para diminuição de índices de acidentes no cenário nacional.

Sem sombra de dúvidas o comportamento seguro desponta como principal ação para desenvolvimento de um ambiente de trabalho saudável e seguro.

Consciente de que sempre é tempo, adote o comportamento seguro como uma regra de conduta, certamente você desfrutará dos resultados favoráveis, seja no trabalho ou na vida pessoal.

 

7 Comentários

  1. Adriano Ferreira Lopes

    Gostei muito do texto do Leandro. E gostei muito também de que a Emily abriu o espaço dela para o leitor. Parabéns aos dois!

  2. Emily Sobral

    Caro Leandro,

    obrigada por manter o nível de clareza e objetividade deste blog. Aguardo mais artigos para o bem dos leitores. abraço,

    Emily

  3. Leandro Melero

    Agradeço a confiança depositada pela Emily no compartilhamento do texto! Deixo registrado minha admiração por todo conteúdo contabilizado por ela em seu blog, objeto de consulta e reflexão constante!

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.