• Vakinha
    Vakinha
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

Como será a volta ao trabalho presencial?

Emily Sobral Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Na volta ao trabalho, será preciso atuar com segurança (Foto Pixabay)

Depois de ficar em casa por três meses, exercendo suas atividades em home office, por causa da pandemia do ‘vírus chinês’, qual poderá ser a primeira atitude do trabalhador que retorna presencialmente ao seu ambiente laboral? Como será o encontro com os colegas de trabalho?

Infelizmente, não podemos dizer que já estamos no pós-Covid-19, entretanto, a abertura do comércio e empresas já faz parte das medidas adotadas pelos governadores e prefeitos. Afinal, o lockdown, ou seja, o confinamento total, esteve longe de ser a solução perfeita para essa ‘tragédia’ mundial.

Mas, voltando à pergunta inicial, sobre a postura do empregado que volta a trabalhar nas dependências da companhia, será que ele se sentirá seguro no seu ‘velho’ ambiente ocupacional?

Tudo vai depender do protagonismo do profissional de segurança, que deverá ter um papel de muita pró-atividade, indo além das medidas impostas pelas normas regulamentadoras. Esse profissional deverá mostrar assertividade, saber transmitir informações e convencer os trabalhadores a atuar com segurança redobrada.

Por exemplo, no item higiene, a equipe deve seguir as orientações sem desvios de condutas. Onde houver refeitórios, os procedimentos quanto ao distanciamento de mesas devem ser corretamente definidos, assim como também quanto aos transportes dos funcionários. Também as práticas referentes às máscaras, modificações administrativas em segurança do trabalho, práticas relativas aos trabalhadores pertencentes ao grupo de risco etc.

Nessa volta ao ambiente da empresa, tudo precisa ser minunciosamente pensado para que a prevenção seja efetiva e os trabalhadores sintam-se seguros e confiantes de que poderão voltar ao normal, nem que seja um novo normal.

 CLIQUE NO PLAY DO THUMBNAIL ABAIXO E OUÇA O PROGRAMA “DIRETO À POLÊMICA”, COM FÁBIO ARRUDA, COORDENADOR DE SSMA DA VALE, QUE FALA SOBRE O ‘NOVO NORMAL’ EM SST.

Agora você pode ler este post também na PATISEG, portal digital de prevenção de acidentes de trabalho, incêndio e segurança eletrônica.

Um Comentário

  1. celia wada

    Emily

    Como sempre, muito pertinente seu post…parabéns……..jornalista QUE ENTENDE é diferente!!!
    Quero te informar EM PRIMEIRA MÃO, que elaboramos um protocolo para o RETORNO CONSCIENTE – PROTOCOLO CO19 1
    É um protocolo onde é estudado o ambiente, os riscos, a estatística local e é feita uma triagem de teste ESPECÍFICOS, QUE FUNCIONAM….
    Fizemos uma matéria e, se quiser, te passo com todo prazer! COVID19 – retorno consciente às atividades …
    Explicamos um pouco sobre os testes, o que são, o que se deve fazer, para que fazer, qual fazer, como fazer, quando fazer e QUAL A FINALIDADE DO TESTE…
    grande abraço

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.