• Vakinha
    Vakinha
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

Como proteger os silos de explosão

Emily Sobral Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Segurança em silos (Foto Pixabay)

Desde que criei a categoria de áreas classificadas deste blog, publico artigos sobre os riscos ocupacionais dos silos.

Os silos são construções para o armazenamento e conservação de grãos secos, sementes, cereais e forragens verdes. O agronegócio brasileiro necessita muito dessas estruturas. Mas há o lado sombrio desse setor que precisa ser divulgado e esclarecido.

Os alimentos são compostos orgânicos que produzem gases e precisam receber muita atenção quando dispostos nos silos para que se possa quantificar e mitigar suas emissões e evitar explosões. No processo de ensilagem, os gases são produzidos durante a fermentação e liberados após a abertura dos silos.

Também durante o descarregamento desses grãos ocorre uma enorme nuvem de poeira, criando uma atmosfera explosiva. E nesse ambiente de poeira, caso a superfície seja aquecida, liberam-se gases de combustão. Havendo ignição no local, inicia-se um incêndio. Sem dúvida, a poeira produzida e depositada em superfícies nos silos deve ser ‘administrada’. Assim, os profissionais de segurança devem controlar a concentração máxima de poeira de grãos no ambiente para que não ultrapasse 4g/m³ de ar, pois acima disso já existe um risco de explosões.

CLIQUE NO PLAY DO THUMBNAIL ABAIXO E OUÇA O PROGRAMA “O ESPECIALISTA”, COM EDUARDO ELIAS, QUE DÁ UMA AULA SOBRE DETECÇÃO DE GASES.

Agora você pode ler este post também na PATISEG, portal digital de prevenção de acidentes de trabalho, incêndio e segurança eletrônica.

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.