• Vakinha
    Vakinha
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

Como controlar as energias perigosas na indústria

Por Emily Sobral

Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

É preciso controle das energias perigosas (Foto Pixabay)

Hoje trago uma pauta que pouco costumo divulgar. Nem por isso não é relevante ao nosso leitor. Ao contrário, é importante e, assim, vou introduzi-la agora.

Trata-se do controle de energias perigosas. Segundo a OSHA (Occupational Safety and Health Administration), que regulamenta as relações de segurança e saúde no trabalho nos EUA, 10% dos acidentes mais graves em indústrias resultam da falta de controle dessas energias. Independentemente do que a percepção leiga entenda como sendo a energia perigosa, achando que é a elétrica, há sim vários tipos nesse conceito, como: hidráulica, pneumática, química, mecânica, radiação, gravitacional e residual, além da elétrica.

Energia que conduz um perigo, apresentando riscos, é grave. Portanto, deve ser monitorada para que não atinja pessoas e instalações. Um aspecto presente na gestão de segurança de energias perigosas é justamente os procedimentos de ‘bloqueio e etiquetagem’ para a proteção. No Brasil, o Programa de Controle de Energias Perigosas (PCEP) reforça o procedimento de bloqueio em segurança, para impedir fisicamente os acidentes, por meio de travamento e sinalização.

Quando submetidos a serviços de manutenção, limpeza e reparos, os equipamentos e máquinas precisam de dispositivos de isolamento. O acionamento acidental de dispositivos de controle pode provocar liberação de energias armazenadas, causando danos físicos em trabalhadores durante a execução de suas atividades. Para travamento de grupos de sistemas, podem ser utilizados cadeados de bloqueio, caixa de bloqueio, válvulas, cabo de bloqueio, entre outros. Já o uso de etiquetas de bloqueio e placas de sinalização funcionam para alertar os empregados quando uma máquina não pode ser operada.

Além disso, as fontes de energia devem permanecer desligadas durante a realização de atividades.

Agora você pode ler este post também na PATISEG, portal digital de prevenção de acidentes de trabalho, incêndio e segurança eletrônica.

Um Comentário

  1. paulo josé carneiro pires

    Ola estou buscando algum material sobre loto,lototo.Preciso para um treinamento de um processo seletivo para tst.Abraço Paulo

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.