• Extingue
    Extingue
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

Como a tecnologia pode auxiliar a prevenção de acidentes de trabalho

Por Patrícia Rangel

Cipa Online pelo celular

A prevenção de acidentes de trabalho humaniza a relação entre empresa e colaboradores.

Além disso, é uma medida que melhora a imagem das empresas, aumenta a dedicação da equipe e impacta significativamente o aspecto econômico, afinal, conforme o ditado popular: “melhor prevenir do que remediar”.

No Brasil, os índices são alarmantes: de acordo com Organização Internacional do Trabalho (OIT), temos uma média anual de 700 mil acidentes de trabalho, o que coloca o país em quarto lugar no ranking mundial de acidentes de trabalho.

Diante do atual panorama, a tecnologia surge como uma grande aliada na prevenção desse tipo de ocorrências, oferecendo soluções capazes de reduzir os números de acidentes laborais.

Neste post separamos alguns dos recursos tecnológicos e mostramos como eles podem ser utilizados pela sua empresa. Confira!

CIPA Online

Anualmente, as empresas precisam realizar as eleições para a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), mas geralmente demanda-se muito tempo para a organização da eleição e dos gastos com compra de material gráfico.

Nesse sentido, a CIPA Online simplifica o processo, garantindo transparência e o cumprimento da legislação, já que a eleição é realizada de forma online, conforme a norma regulamentadora NR-05.

A votação é realizada em urna eletrônica disponível na internet e pode ser feita simultaneamente em vários computadores ou dispositivos móveis.

Software de gestão da segurança

Em qualquer tipo de atividade, o checklist é uma ferramenta importante para garantir a correta execução de tarefas e cumprimento de prazos.

Quando falamos em segurança do trabalho, esse é um procedimento essencial para as empresas e os colaboradores.

Geralmente, os softwares de gestão da segurança são sistemas de fácil utilização, que permitem a aplicação de checklists e geração de relatórios online, eliminando o uso de papéis.

Dessa forma, garante-se o cumprimento das normas regulamentadoras e a organização da rotina de segurança de todos os departamentos da empresa.

Compacee Audit, por exemplo, é um sistema multiplataforma, com funcionamento online e offline, que permite rastreamento da equipe, monitoramento e comunicação em tempo real, armazenamento na nuvem e coleta de fotos como evidência.

Treinamento online

O treinamento tem o objetivo de capacitar ou reciclar os colaboradores acerca das questões de qualidade, segurança, meio ambiente e saúde no trabalho. Na versão online, os treinamentos são mais interativos, com aulas dinâmicas e envolventes.

A programação do treinamento conta com videoaulas, infográficos, jogos interativos, questionários para testes, avaliações, programa de incentivos, e recompensas.

Como pode ser realizado de qualquer local, a empresa reduz gastos com deslocamento dos colaboradores, em especial aqueles que não atuam dentro das dependências da empresa. Ao fim do curso, os membros da equipe recebem uma certificação validada pelo Ministério da Educação (MEC).

Estamos na era da informação, e as inovações tecnológicas são grandes parceiras das empresas. Quando o assunto é saúde do trabalho, a tecnologia pode ajudar a salvar vidas por meio do incentivo à prevenção de acidentes de trabalho.

As organizações precisam enxergar a segurança como parte do processo de produção, uma medida que visa preservar o patrimônio humano e material da organização, promovendo o bem-estar geral do ambiente de trabalho.

Se você tem dúvidas ou conhece outras ferramentas tecnológicas que auxiliam na redução dos índices de acidentes de trabalho, deixe um comentário compartilhando a sua experiência!

 

 

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.