• Extingue
    Extingue
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

Com plano de prevenção, não há explosão

Por Emily Sobral

Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Ambiente com atmosfera explosiva precisa de proteção (Foto Pixabay)

Pois é… Há como prevenir explosão em indústria com atmosferas explosivas. Assim, neste blog, faço meu alerta semanal, nesta categoria de áreas classificadas em que trato do assunto.

Para amplificar a segurança dos processos industriais é preciso entender sobre os potenciais riscos que ameaçam as atividades, para poder controlá-los. Em geral, a manipulação e o processamento de substâncias combustíveis como gás, vapor ou pó presentes no ar, em contato com o ar, mais uma fonte de ignição, como faísca de um circuito elétrico, podem provocar a explosão. Esse triângulo perigoso, combustível, oxigênio do ar e faísca, compromete a segurança de trabalhadores e instalações. Os gases e combustíveis inflamáveis, presentes na indústria petroquímica, estão mais facilmente associados aos riscos de explosão.

Mas as poeiras combustíveis, originadas de grãos, também fazem parte de uma categoria que apresenta grau de risco. Talvez, aqueles que não são especialistas, surpreendam-se com a diversidade de substâncias e produtos que apresentam características explosivas. Por isso, resta aos empresários responsáveis contratar profissionais envolvidos com atmosferas explosivas que saibam executar o estudo de classificação de áreas. Estes vão avaliar o alcance e a probabilidade de formação de nuvens combustíveis, de modo a enquadrar a área em um dos requisitos das normas que regulamentam os processos em plantas industriais.  “Por exemplo, no Brasil, a norma NBR IEC 60079-10-2 oferece orientações quanto à classificação de áreas sujeitas aos pós combustíveis. Inclusive, tais critérios são muito parecidos com os adotados nas diretivas ATEX da Comunidade Europeia, que classifica as áreas de risco segundo um critério de ‘Zonas’”, afirma Paulo Raña, engenheiro e representante da empresa espanhola ADIX, especializada na prevenção de explosões e proteção de pessoas e ativos. Para Raña, um especialista terá conhecimento do comportamento dos produtos, suas interações, sendo capaz de dimensionar os dispositivos de proteção de equipamentos e instalações. Estejamos todos certos sobre as áreas classificadas. Com prevenção, não há explosão.

 

Um Comentário

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.