• Extingue
    Extingue
  • Instituto Treni
    Instituto Treni
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

Coletor de lixo espera civilidade da população para não sofrer acidentes

Por Emily Sobral

Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Todos devem preservar a integridade física dos coletores de lixo (Foto Pixabay)

Todos sabem que o objetivo deste blog não é enumerar os acidentes de trabalho ocorridos no País. Prefiro tratar de o quê fazer para que estes não aconteçam. Mas, é claro, há textos em que preciso citá-los para chegar ao ponto que me interessa.

Chego ao fato: em Montes Claros, MG, um coletor de lixo teve o dedo cortado com cacos de vidro durante sua jornada laboral. Ainda na cidade, outro coletor feriu a mão com uma seringa de agulha de aplicação de insulina. Segundo o responsável pela secretaria de Serviços Urbanos, o trabalhador usava luvas e mesmo assim foi necessário suturar o corte. Eis o ponto. Mesmo utilizando os equipamentos de proteção individual (EPI), o trabalhador que faz a coleta de lixo das cidades precisa contar com a civilidade da população. Entrar nas estatísticas dos acidentes de trabalho por conta de munícipes irresponsáveis é muito chato.

Se ainda faltam educação e cooperação das pessoas no que diz respeito ao descarte de lixo, vou aproveitar este espaço para dar umas dicas básicas: no acondicionamento do lixo, os cacos de vidro devem ser embalados em papelões ou com a ajuda de uma garrafa pet. O morador deve cortar a garrafa pet ao meio, para colocar o vidro em uma das partes e fechar o recipiente com o outro lado. Embalar os vidros em jornal e em plástico comum não é aconselhável, pela falta de resistência dos materiais. Quanto às agulhas, estas devem permanecer dentro da própria proteção do seu estojo. A orientação do uso da garrafa pet também é aconselhável para as seringas. Já os espetinhos usados em churrascos devem ser quebrados. Outra dica é colocá-los em caixas de sapato e vedá-las bem. As garrafas de vidro intactas não devem ser colocadas no lixo comum. De preferência, devem ser acondicionadas em pé, em uma caixa de papelão.

2 Comentários

  1. Geraldo Lins

    Pois é, atitude cidadã é tão essencial, mas ainda hoje as pessoas são mal educadas, levando a esses riscos aos trabalhadores braçais.

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.