• Vakinha
    Vakinha
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

CIPA, sinônimo de sucesso em SST. Como assim?

Emily Sobral Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

CIPA: equipe estratégica para a prevenção contra acidentes de trabalho (Foto Pixabay)

Quando uma marca torna-se sinônimo de um produto é porque chegou ao ápice do sucesso, não é mesmo? Quem não se lembra dos casos do Bom Bril, nome da lã de aço que virou sinônimo de categoria no Brasil? E do Leite Ninho, o leite em pó, outro item que acabou se transformando em sinônimo de toda uma classe de produtos? E a lâmina de barbear, que todo mundo se refere ao produto chamando-o pelo sobrenome do seu inventor, o norte-americano King Camp Gillette?

Mas o que essa explicação inicial tem a ver com segurança do trabalho? Ora, quem nunca ouviu falar em CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), e considera que toda a segurança do trabalho é seu sinônimo? De fato, a ‘velha’ CIPA é muito importante para o setor, mas não se pode esquecer que esta conta com um amplo arcabouço legal para que as empresas façam a gestão de prevenção contra as doenças e os acidentes de trabalho. Mas, sim, a CIPA tem um nome a zelar no mercado! A NR-05 ou norma regulamentadora 5 foi criada por decreto governamental em 1978, ainda que seus primórdios sejam na época do presidente Getúlio Vargas, em 1944. Portanto, a CIPA tem tradição. Essa comissão foi pensada para as empresas alavancarem a implantação da segurança do trabalho em suas equipes. A CIPA demanda o envolvimento dos trabalhadores em prol da prevenção, com uma atuação democrática, uma vez que seus membros são escolhidos por meio de votação.

É responsabilidade desses participantes fazerem a análise dos perigos do ambiente de trabalho, juntamente com outros setores da empresa, e proporem soluções às inseguranças existentes. A CIPA tem fama porque, de fato, tem um papel decisivo para a segurança do trabalho no Brasil.

CLIQUE NO PLAY DO THUMBNAIL ABAIXO E OUÇA O PROGRAMA “DIRETO À POLÊMICA”, COM FÁBIO ARRUDA, COORDENADOR DE SSMA DA VALE, QUE FALA SOBRE O ‘NOVO NORMAL’ EM SST.

Agora você pode ler este post também na PATISEG, portal digital de prevenção de acidentes de trabalho, incêndio e segurança eletrônica.

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.