• Extingue
    Extingue
  • Instituto Treni
    Instituto Treni
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

#chegadeacidente, a CANPAT já está acontecendo

Por Emily Sobral

Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

#chegadeacidente (Foto Pixabay)

Hoje abro o post com a hashtag #chegadeacidente. Como blogueira no setor de segurança do trabalho não poderia deixar de divulgar a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho – CANPAT, que é um conjunto de ações que visam à promoção de uma cultura de segurança e saúde no trabalho.

O tema da CANPAT deste ano é “Gestão de Riscos Ocupacionais. O Brasil contra acidentes e doenças do trabalho”. A abertura da campanha ocorreu em abril, mas a iniciativa se estenderá até outubro. Durante esses meses serão realizados eventos nas diversas regiões do País (norte, nordeste, sul, centro oeste e sudeste), com seminário e debate junto com os parceiros e apoiadores. Esses eventos serão coordenados pela SIT (Secretaria do Trabalho e da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho), com a participação das Superintendências Regionais e dos parceiros institucionais. A SIT é o órgão de âmbito nacional competente para coordenar, orientar, controlar e supervisionar as atividades relacionadas com a segurança e medicina do trabalho, inclusive a CANPAT.

Se as pessoas ainda não sabem, precisamos informar: o Brasil possui índices consideráveis de acidentes de trabalho. Números oficiais apontam a ocorrência de mais de 549.000 acidentes de trabalho em 2017, com óbitos, mutilações, afastamentos e incapacitações permanentes e temporárias. Tais números seriam ainda maiores caso não houvesse deficiência relacionada à insuficiência de registro e à subnotificação, assim como a não totalização de acidentes e doenças com servidores públicos, profissionais liberais, autônomos e outros. Portanto, a CANPAT vai direto ao ponto, que é mostrar por meio de ações a importância de se manter uma cultura de prevenção de acidentes e doenças do trabalho no País, despertando a consciência da população para os danos que tais infortúnios causam na sociedade.

Agora você pode ler este post também na PATISEG, portal digital de prevenção de acidentes de trabalho, incêndio e segurança eletrônica.

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.