• Extingue
    Extingue
  • Instituto Treni
    Instituto Treni
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg
  • Santista
    Santista

Catador de material reciclável merece toda a atenção dos ambientalistas, não é mesmo?

Por Emily Sobral

Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Proteção aos catadores (Foto: Wilson Dias Agência Brasil)

Vivemos numa época em que a reciclagem de objetos descartados, ou seja, o lixo, que é transformado para retornar ao ciclo de produção, é reverenciada como a salvação do planeta.

Sim, de fato, a reciclagem contribui para a preservação ambiental. Porém, há um personagem mais do que principal desse processo que deve ser protegido, sob pena de adoecimento. Trata-se do catador de material reciclável, que, em nome da sobrevivência, sai às ruas recolhendo tudo que é possível de ser reutilizável. E, evidentemente, trabalhar recolhendo o lixo expõe a riscos a saúde e segurança do catador. Assim como existe uma preocupação com a melhoria do meio ambiente, é necessário também visar à melhoria da saúde do catador de material reciclável, não é?

Felizmente, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES Seção São Paulo (ABES-SP), por meio de sua Câmara Técnica de Resíduos Sólidos – CTRS, tem debatido propostas para diminuir os riscos e melhorar a condição de saúde do catador. Várias reuniões já foram feitas com o objetivo de pesquisar as questões de segurança, saúde e meio ambiente das cooperativas de catadores de materiais recicláveis no estado de São Paulo. Como resultado também desse esforço, a associação lançará, no dia 9 de novembro, na capital paulista, o Guia “Saneamento Ambiental e Saúde do Catador de Material Reciclável”. O lançamento ocorrerá durante evento das 8h às 12h, no Auditório Augusto Ruschi da Cetesb, em Pinheiros/SP.

Vejo o lançamento do Guia uma medida concreta para que o rapapé não fique restrito apenas aos interesses do meio ambiente, já que o catador desempenha um papel de destaque nesse processo.

Agora você pode ler este post também na PATISEG, portal digital de prevenção de acidentes de trabalho, incêndio e segurança eletrônica.

Um Comentário

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.