• Extingue
    Extingue
  • Instituto Treni
    Instituto Treni
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

Carnaval é para ser feliz e não lamentar as consequências na Quarta-feira de Cinzas

Emily Sobral Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Folia combina com juízo, não é mesmo? Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Passei minha infância e adolescência vendo da janela da casa onde morava, em Salvador, o Carnaval da Bahia. Blocos, serpentinas e cores decoravam minha imaginação juvenil, porque a folia significava alegria popular. Mais tarde, já distante da Bahia, entendi que acho o Carnaval, essa festa que faz o Brasil ser conhecido internacionalmente, uma época extremamente arriscada.

Obviamente, como essa celebração ainda desperta o interesse de milhões de pessoas, que aproveitam para se divertir, não posso deixar de passar meu recado de prevenção contra acidentes, ainda que não sejam de trabalho. Isso porque sei que quem cai na folia é o cidadão trabalhador que, na quarta-feira de Cinzas, retorna ao seu ambiente laboral para exercer suas atividades profissionais. E que seja de preferência, sem ressaca. Portanto, amigos, cuidado com o consumo exagerado de álcool para evitar brigas e, lembrando que, se for dirigir, melhor não. Vá de Uber.

Quer complementar a alegria, namorando e fazendo sexo? Ok, mas se for com alguém recém-conhecido, não marque touca e use camisinha. O risco de doenças sexualmente transmissíveis (DST) é uma realidade que continua precisando de muita informação e conscientização. Vou ‘chover no molhado’, mas sexo seguro ainda é a melhor forma de evitar uma gravidez indesejada, além de proteção contra a AIDS, gonorreia, sífilis, herpes, entre outras infecções igualmente indesejadas.

Contra a violência também há medidas de prevenção, evitando displicências excessivas e bolsas com dinheiro e documentos à mostra. Seguro morreu de velho, simples assim. Volto na quarta-feira, depois de minha overdose de Netflix. Ah, mas pode haver também uma sessão na telona com o filme Green Book.

Agora você pode ler este post também na PATISEG, portal digital de prevenção de acidentes de trabalho, incêndio e segurança eletrônica.

2 Comentários

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.